CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS. AINDA ESTA EM TEMPO.


Muitos sonhos e anseios sonhados no ano de 2010 ainda não aconteceram. Soren Kierkegaard filósofo existencialista disse certa vez que: " A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, porém, só pode ser vivida olhando-se para a frente...". Por mais que tenhamos tido decepções, infortúnios e tristezas nunca podemos perder a fé em nossos sonhos. Nossos sonhos alimentam a nossa vida, alimentam a nossa esperança e nos fazem atingir o nosso alvo e o nosso alvo é e sempre será o conhecimento pleno do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para que junto possamos sonhar os mesmos sonhos. Deus sonha os seus sonhos reais, mas não os imaginários. Deus é seu parceiro em seus sonhos e dentro da sua soberania e vontade Ele poderá fazer o impossível (Lc. 1:37), porque o possível somos nós que temos que fazer. Ele enxuga as nossas lágrimas e nos devolve a nossa esperança nos projetando para a nossa vitória. Entregue suas lágrimas ao Senhor Jesus que Ele renovará as suas forças. Entregue sua vida ao Senhor Jesus e o resto Ele fará.



Paulo escrevendo aos filipenses (Fp.3;10) disse que: "Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir o poder da sua ressurreição.


O SER HUMANO EM PRIMEIRO LUGAR.


Força em 2011



quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Os 613 Preceitos da Torá


(Judaísmo) - (Gênesis - Êxodo - Levítico - Número - Deuteronômio)

Segundo o judaísmo a Torá é eterna, permanece atual em todas as épocas, mesmo que nem sempre possamos pôr todos seus preceitos em prática. Esperamos poder cumprir vários destes preceitos em breve, com a vinda de Mashiach, já que vários deles dependem da reunião da maioria dos judeus na Terra de Israel. Por enquanto, cumprimos todas estas leis através do estudo das leis específicas de cada assunto. Por exemplo, ao estudar as leis dos sacrifícios, é considerado como se tivesse oferecido um. A soma total dos preceitos que nos foram ordenados por D'us, conforme consta na Torá, é de seiscentos e treze. Deles, duzentos e quarenta e oito são preceitos positivos e trezentos e sessenta e cinco são preceitos proibitivos, a saber:

Obrigações (Positivos)

1. Crer em D'us

2. A unidade de D'us

3. Amar a D'us 4. Temer a D'us 5. Servir a D'us através da oração 6. Aproximar-se de D'us: unindo-se ao sábio e imitando sua conduta 7. Jurar em nome de D'us somente quando necessário 8. Trilhar os caminhos de D'us 9. Santificar o nome de D'us, e sacrificar-se por Ele 10. Ler o Shemá Yisrael 11. O Estudo da Torá 12. Colocar o tefilin da cabeça 13. Colocar o tefilin do braço 14. Vestir o tsitsit 15. Fixar mezuzá nos umbrais das portas 16. A reunião do povo no Templo Sagrado durante a festa de Sucot para a leitura da Torá 17. O rei deve transcrever o rolo da Torá, que deve permanecer sempre com ele 18. Ter uma Torá para si 19. Agradecer a D'us após as refeições 20. Construir o Templo Sagrado 21. Respeitar o local do Templo Sagrado 22. A guarda do Templo Sagrado 23. O serviço dos Levitas no Templo Sagrado 24. As abluções dos Cohanim 25. A obrigação dos Cohanim de manter as lamparinas da Menorá acesas 26. A obrigação dos Cohanim de abençoar o povo 27. O pão da proposição 28. A queima do incenso 29. O fogo perpétuo do altar 30. Remover as cinzas do altar 31. Retirar os impuros do Templo Sagrado 32. Honrar o Cohen 33. As vestes do Cohanim 34. Os Cohanim devem carregar a Arca Sagrada 35. O óleo da unção 36. Os Cohanim devem oficiar em grupos, revezando-se no serviço 37. Os Cohanim devem fazer-se impuros pelos parentes mortos 38. O Cohen Gadol deve casar-se com mulher virgem 39. O sacrifício diário 40. A oferenda diária do Cohen Gadol 41. A oferenda adicional do Shabat 42. A oferenda adicional da lua nova 43. A oferenda adicional da festa de Pêssach 44. A oblação da nova cevada 45. A oferenda adicional de Shavuot 46. A oferenda de dois pães na festa de Shavuot 47. A oferenda adicional do ano novo 48. A oferenda adicional de Yom Kipur 49. O ofîcio de Yom Kipur 50. A oferenda adicional da festa de Sucot 51. A oferenda adicional de Shemini Atsêret 52. Subir ao Templo trazendo o sacrifício nas três peregrinações anuais 53. Comparecer diante do Eterno nas três peregrinações anuais 54. Participar das três peregrinações anuais com alegria 55. Abater a Oferta de Pêssach 56. Comer a Oferta de Pêssach 57. Abater a segunda Oferta de Pêssach 58. Comer a segunda Oferta de Pêssach 59. Tocar as cornetas no Templo Sagrado 60. Oferecer gado com idade mínima determinada 61. Oferecer apenas sacrifícios perfeitos 62. Colocar sal em cada sacrifício 63. O sacrifício de Olá 64. O sacrifício de Chatat 65. O sacrifício de Asham 66. O sacrifício de Shelamim 67. A Oblação 68. O sacrifício de um tribunal que cometeu um erro 69. O Sacrifício de Pecado 70. O Asham Talui 71. O Asham Vadai 72. O sacrifício de Olê e Yored 73. Confessar 74. A oferenda levada por um Zav 75. A oferenda levada por uma Zava 76. O sacrifício depois do parto 77. O sacrifício levado por um leproso 78. O dízimo do gado 79. Santificar o primogênito 80. Resgatar o primogênito 81. Resgatar o primogênito do jumento 82. Abater o primogênito do jumento 83. Levar os sacrifícios devidos durante o primeiro festival 84. Oferecer sacrifícios somente no Templo Sagrado 85. Levar para o Templo Sagrado todos os sacrifícios oferecidos por pessoas que moram fora de Israel 86. Redimir oferendas defeituosas 87. A santidade de uma oferenda substituída 88. O cohen deve comer os resíduos das oblações 89. O cohen deve comer as carnes dos sacrifícios consagrados 90. Queimar sacrifícios consagrados que se tornaram impuros 91. Queimar as sobras dos sacrifícios consagrados 92. O nazir deve deixar seus cabelos crescer 93. A obrigação do nazir de consumar seu voto 94. Cumprir todos os compromissos orais 95. A revogação de promessas 96. Tornar-se impuro com cadáveres de animais 97. Tornar-se impuro através do contato com 8 tipos de repteis 98. Tornar-se impuro através de comida e bebida 99. O estado de impureza que advém para a mulher em período de menstruação 100. O estado de impureza depois do nascimento de uma criança 101. O leproso 102. As roupas contaminadas pela lepra 103. A casa de um leproso 104. O zav 105. Seguir as leis relativas ao estado de impureza que advém da ejaculação do sêmen 106. A zavá 107. A impureza de um cadáver 108. A lei da água de aspersão 109. Mergulhar no banho ritual, o micvê 110. Purificar-se da lepra 111. O leproso deve raspar a cabeça 112. O leproso deve ser reconhecível 113. As cinzas da vaca vermelha 114. A avaliação de uma pessoa 115. A avaliação de animais 116. A avaliação das casas 117. A avaliação dos campos 118. A restituição por sacrilégio 119. A colheita do quarto ano 120. Peá para os pobres 121. A respinga para os pobres(leket) 122. Deixar a gavela esquecida para os pobres 123. Deixar as sobras dos cachos de uva para os pobres 124. Deixar as uvas caídas para os pobres 125. Levar as primícias ao Templo Sagrado 126. A grande oferta da elevação 127. O primeiro dízimo 128. O segundo dízimo 129. O dízimo dos levitas para os Cohanim ou a oferta da elevação 130. O dízimo do homem pobre 131. A declaração do dízimo 132. A narração ao levar as primícias 133. A oferta da massa 134. Recusar à produção de sua propriedade no ano sabático 135. O pousio da terra durante o ano sabático 136. Santificar o ano do jubileu(quinquagésimo) 137. Fazer soar o shofar no décimo dia deTishrei no ano do jubileu 138. A devolução da terra no ano do jubileu 139. O resgate das propriedades dentro das muralhas da cidade 140. Contar os anos até o jubileu 141. Cancelar as dívidas no ano sabático 142. Cobrar dividas dos idólatras 143. A parte do Cohen de cada animal puro que se abate 144. A primeira tosquia deve ser dada ao Cohen 145. As coisas consagradas 146. Shechitá 147. Cobrir o sangue de ave e animal abatidos 148. Liberar a mãe quando se pegar seus filhotes 149. Procurar os sinais de pureza determinados no galo e nos animais 150. Procurar os sinais de pureza determinados nos pássaros 151. Procurar os sinais de pureza determinados nos gafanhotos 152. Procurar os sinais de pureza determinados nos peixes 153. Determinar a lua nova 154. Descansar no Shabat 155. Proclamar a santidade do Shabat 156. Retirar o fermento 157. Narrar o Êxodo do Egito 158. Comer matsá na noite de 15 de Nissan 159. Descansar no primeiro dia de Pêssach 160. Descansar no sétimo dia de Pêssach 161. Contar o ômer 162. Descansar no dia de Shavuot 163. Descansar no dia de Rosh Hashaná 164. Jejuar no dia de Yom Kipur 165. Descansar no dia de Yom Kipur 166. Descansar no primeiro dia de Sucot 167. Descansar no dia de Shemini Atsêret 168. Morar na Sucá durante os dias de Sucot 169. Pegar um lulav no Sucot 170. O Shofar no dia de Rosh Hashaná 171. O meio shekel 172. Acatar o que dizem os profetas 173. Nomear um rei 174. Obedecer ao San'hedrin 175. Aceitar a decisão da maioria 176. Nomear juizes e oficiais do Tribunal 177. Tratar as partes com igualdade perante a lei 178. Testemunhar no tribunal 179. Investigar o depoimento das testemunhas 180. Condenar as testemunhas que prestarem falso testemunho 181. Eglá Arufá 182. Designar seis cidades de refúgio 183. Designar cidades para os Leviim 184. Eliminar o perigo de nossas moradias 185. Destruir todo o tipo de idolatria na Terra de Israel 186. A lei da cidade apóstata 187. A guerra contra as sete nações hereges 188. A extinção de Amalec 189. Recordar os atos nefastos de Amalec 190. Quando se desencadear uma guerra para ampliar a terra de Israel, propor ao inimigo que ele se submeta; caso se recuse, ataca-lo 191. Nomear um cohen para discursar para o povo, antes de uma guerra, incentivando-o a ter fé em D'us, pois será vitorioso, e permitindo voltarem os homens que não estiverem aptos para a batalha 192. Ao sair em guerra, preparar um local especifico para as necessidades fisiológicas, fora do acampamento 193. Preparar, se estiver em um acampamento de guerra, uma pá para cavar um local para as necessidades fisiológicas e, depois, cobri-las 194. Devolver o roubo com acréscimo de 20%, se o objeto estiver intacto; caso contrario, pagar 120% do seu valor, e ficar com o objeto 195. Fazer caridade e ajudar o necessitado (para ele ter o que tinha antes, caso tenha se empobrecido) 196. Ao libertar um escravo judeu, dar-lhe bens materiais (não sair sem nada) 197. Emprestar dinheiro ao pobre (vale mais que caridade, pois o pobre pode se envergonhar de pedir) 198. Cobrar juros de um gentio 199. Devolver o penhor para o seu dono, quando ele precisar, retomando-o depois 200. Pagar no mesmo dia o salário do empregado diarista 201. Deixar o empregado que trabalha na terra comer do seu fruto 202. Retirar a carga de cima do animal quando este estiver caído por excesso de peso 203. Ajudar a montar a carga sobre um animal ou uma pessoa 204. Devolver o objeto perdido ao seu dono 205. Advertir a quem desejar transgredir uma proibição 206. Amar o próximo como a si mesmo 207. Amar os convertidos ao judaísmo pelas normas prescritas, e não humilha-los 208. Calibrar pesos e medidas de modo honesto 209. Honrar os sábios e levantar-se em sua honra 210. Honrar pai e mãe 211. Temer pai e mãe 212. Multiplicar a espécie 213. Casar-se através do kidushim 214. O marido deve se dedicar durante o primeiro ano do casamento a esposa (não viajar, não sair em guerra, etc.) 215. Fazer a circuncisão no filho aos oito dias de idade 216. Casar-se com a esposa do irmão falecido que não deixou filhos (levirato) 217. Se não quiser se casar com a esposa do irmão falecido que não deixou filhos (levirato), proceder-se a chalitsá 218. O estuprador deve casar-se com a moça virgem estuprada (a menos que ela não queira) 219. Punir o difamador de sua esposa (dizer que não era virgem quando de fato o era), não podendo manda-la embora pelo resto da vida (só se ela o quiser) 220. Punir o sedutor de uma virgem com multa 221. Cumprir conforme o prescrito para casar-se com uma mulher gentia durante uma guerra 222. Ao se divorciar, escrever um documento 223. Cumprir os preceitos relativos a mulher que, apesar de advertida, é suspeita de praticar adultério com outro homem 224. Aplicar até 39 chicotadas nos indivíduos que transgredirem determinadas leis 225. Mandar aquele que matou alguém sem querer, para uma cidade de refugio 226. Condenar a pena de morte, através de espada, os indivíduos que transgredirem determinadas leis 227. Condenar a pena de morte, através da forca, os indivíduos que transgredirem determinadas leis 228. Condenar a pena de morte, através de queima, os indivíduos que transgredirem determinadas leis 229. Condenar a pena de morte, através de apedrejamento, os indivíduos que transgredirem determinadas leis 230. Pendurar numa árvore, para execração pública, o indivíduo executado que foi condenado pelo tribunal a pena de morte por praticar idolatria ou blasfêmia 231. Enterrar os condenados a pena de morte até o anoitecer do mesmo dia da execução 232. Cumprir os preceitos relativos ao trato de um escravo judeu 233. O patrão ou o seu filho devem casar-se com sua escrava judia 234. O patrão deve por em liberdade sua escrava judia, se ela não se casar com ele ou seu filho 235. Cumprir os preceitos relativos ao tratamento do escravo cananeu 236. Julgar a agressão de uma pessoa a outra 237. Aplicar as leis relacionadas a uma agressão por um animal 238. Aplicar as leis relacionadas ao prejuízo provocado por obstáculos colocados em lugar público 239. Aplicar as leis relacionadas ao ressarcimento do roubo por parte do ladrão 240. Aplicar as leis relacionadas ao prejuízo causado por um animal no campo alheio 241. Aplicar as leis relacionadas ao prejuízo provocado pelo fogo 242. Aplicar as leis relacionadas a quem guarda um objeto de graça 243. Aplicar as leis relacionadas a quem guarda um objeto mediante pagamento 244. Aplicar as leis relacionadas a quem pede um objeto emprestado 245. Aplicar as leis relacionadas a maneira como se toma posse de um objeto (compra e venda) 246. Aplicar as leis relacionadas a argumentações e contra-argumentações (concordâncias e discordâncias) entre dois indivíduos 247. Salvar o perseguido do perseguidor que quiser mata-lo 248. Aplicar leis relacionadas a heranças

Proibições (Proibitivos)

249. Não acreditar em divindade que não seja D'us

250. Não fazer estatua de idolatria

251. Não fazer objetos de idolatria para os gentios 252. Não fazer estatuas de seres humanos para qualquer finalidade 253. Não fazer qualquer um dos quatro tipos de trabalhos de idolatria tradicionais: se ajoelhar, jogar vinho, oferecer sacrifícios ou acender incensos para uma estatua 254. Não fazer qualquer tipo de serviço pertinente a um determinado tipo de idolatria 255. Não carregar os filhos entre duas fogueiras em ritual da idolatria de molech 256. Não praticar idolatrias do tipo perguntar a espíritos conforme rituais de ov (respostas através de vozes provenientes das axilas) 257. Não praticar idolatrias do tipo previsão do futuro, conforme os rituais do yidoni (colocar osso de um pássaro na boca, queimar incenso, e entrar em transe) 258. Não se aprofundar em estudos a respeito de cultos de idolatrias 259. Não construir altares onde se aglomerem pessoas para praticar idolatrias 260. Não esculpir pedras para se ajoelhar, mesmo que for para D'us 261. Não plantar árvores perto do altar de sacrifícios ou no pátio do Templo Sagrado 262. Não jurar ou fazer jurar alguém em nome de idolatria, mesmo um gentio 263. Não ser um incitador de massas para a idolatria 264. Não ser um incitador de uma pessoa para idolatria 265. Não amar um incitador de idolatria 266. Não ajudar um incitador de idolatria 267. Não salvar a vida de um incitador de idolatria 268. Não defender um incitador de idolatria 269. Não esconder a culpa de um incitador de idolatria 270. Não aproveitar enfeites que foram utilizados em idolatria 271. Não reconstruir uma cidade destruída por praticar idolatria 272. Não aproveitar objetos de uma cidade destruída por praticar idolatrias 273. Não ajudar materialmente a manutenção ou construção de idolatria 274. Não fazer profecias em nome de idolatrias, incitando a pratica-las 275. Não fazer profecias falsas 276. Não escutar profecias baseadas em idolatria 277. Não ter piedade de quem faz profecias sobre idolatria 278. Não seguir os costumes dos que praticam idolatrias 279. Não fazer previsões do futuro alegando forças espirituais 280. Não seguir astrologia nem magia 281. Não seguir superstição 282. Não seguir bruxaria ou praticar feitiçaria 283. Não praticar encantamento tipo: pronunciar palavras para uma picada de cobra não doer ou não provocar a morte (curandeirismo) 284. Não consultar feiticeiro que prevê o futuro consultando espíritos de mortos através da axila 285. Não consultar feiticeiro que prevê o futuro através da boca 286. Não provocar aparecimento de espíritos de mortos 287. Não deve uma mulher vestir-se com roupas ou adornos de homem 288. Não deve um homem vestir-se com roupas ou adornos de mulher 289. Não fazer tatuagem no corpo 290. Não vestir roupa com linho e lá trançados 291. Não cortar o cabelo com navalha de modo a deixar somente uma faixa central 292. Não cortar a barba com navalha 293. Não fazer cortes no próprio corpo por causa de um morto 294. Não fixar moradia no Egito 295. Não abrir a mente para ideias estranhas a Torá 296. Não fazer pactos de aliança com os sete povos que moravam na terra de Israel 297. Não poupar a vida de pessoas oriundas dos sete povos que moravam na terra de Israel 298. Não ter piedade ou louvar quem pratica idolatrias 299. Não deixar morar em Israel quem pratica idolatrias 300. Não deve um judeu casar-se com gentio 301. Não deve uma judia casar-se com homem dos povos de Amon e Moav, mesmo que convertidos 302. Não se afastar de um descendente de Essav (exceto Amalec), após sua conversão 303. Não se afastar de um descendente do Egito, após sua conversão 304. Não propor paz para Amon ou Moav antes de guerrear com eles 305. Não exterminar as árvores frutíferas na hora do cerco a uma cidade 306. Não temer enfrentar os gentios numa guerra 307. Não esquecer o que Amalec fez com nosso povo 308. Não amaldiçoar o nome de D'us 309. Não transgredir um juramento feito em nome de D'us 310. Não fazer juramentos de coisas impossíveis ou proibidas em nome de D'us 311. Não profanar o nome de D'us em público 312. Não testar as promessas e advertências de D'us 313. Não destruir objetos dedicados a D'us 314. Não deixar o enforcado na forca durante toda a noite 315. Não deixar sem segurança o Templo Sagrado 316. Não deve o sumo sacerdote entrar no Santo dos Santos fora do Yom Kipur no horário especifico e não deve o cohen simples entrar nos lugares sagrados a não ser para executar um serviço 317. Não deve um cohen com defeito físico entrar no santuário do Templo Sagrado 318. Não deve um cohen com defeito físico trabalhar no serviço sagrado 319. Não deve um cohen com defeito físico passageiro trabalhar no serviço sagrado até se curar 320. Não deve o levi realizar serviços do cohen e vice-versa 321. Não entrar no Templo Sagrado, nem pronunciar uma sentença sobre a Torá, enquanto bêbado 322. Não deve um não cohen realizar o serviço sagrado no Templo Sagrado 323. Não deve um cohen trabalhar no Templo Sagrado enquanto estiver em estado de impureza 324. Não deve um cohen que saiu do estado de impureza através do banho ritual trabalhar no Templo Sagrado até o pôr-do-sol 325. Não deve qualquer pessoa em estado de impureza entrar no Templo Sagrado 326. Não deve qualquer pessoa em estado de impureza entrar em um acampamento da tribo de levi 327. Não construir um altar com pedras talhadas com metal 328. Não subir em um altar com degraus 329. Não apagar o fogo do altar do Templo Sagrado 330. Não oferecer sacrifício de animal no altar de ouro do Templo Sagrado 331. Não fabricar um óleo idêntico ao azeite da unção 332. Não ungir, com o azeite da unção, pessoas a não ser o sumo sacerdote e o rei 333. Não fabricar incenso idêntico ao usado no Templo Sagrado 334. Não retirar as hastes das argolas da arca sagrada 335. Não separar o choshen do efod (vestimentas do sumo sacerdote) 336. Não rasgar o me'il (vestimenta do sumo sacerdote) 337. Não oferecer sacrifícios fora do Templo Sagrado 338. Não matar animais consagrados para sacrifício fora do Templo Sagrado 339. Não consagrar, para sacrifício, animal com defeito físico 340. Não matar, para sacrifício, animal com defeito físico 341. Não aspergir sangue de animal com defeito físico no altar de sacrifícios do Templo Sagrado 342. Não queimar órgãos de animal com defeito físico no altar de sacrifícios do Templo Sagrado 343. Não oferecer como sacrifício um animal que tenha defeito físico passageiro, até se curar 344. Não oferecer como sacrifício um animal com defeito físico dedicado por um gentio 345. Não provocar defeito físico em animal consagrado para sacrifício 346. Não oferecer mel ou levedura no altar de sacrifícios do Templo Sagrado 347. Não oferecer sacrifício de um animal sem sal 348. Não oferecer sacrifício de animal originado de uma troca por cachorro ou que serviu de pagamento para prostitutas 349. Não oferecer sacrifício de um animal no mesmo dia que a sua cria 350. Não colocar azeite na oblação (sacrifício) de um pecador 351. Não colocar incenso na oblação (sacrifício) de um pecador 352. Não misturar azeite na oblação (sacrifício) de uma mulher suspeita de adultério 353. Não colocar incenso na oblação (sacrifício) de uma mulher suspeita de adultério 354. Não trocar um animal consagrado para sacrifício por um outro 355. Não trocar um tipo de sacrifício por outro, desde que já consagrado 356. Não resgatar o primogênito de um animal puro e sem defeito 357. Não vender o dizimo de animal proveniente do gado 358. Não vender um pertence já consagrado 359. Não resgatar terreno consagrado 360. Não separar a cabeça do corpo de uma pomba ou rolinha consagradas, ao abate-las para sacrifício 361. Não efetuar qualquer tipo de trabalho com animal consagrado 362. Não tosquiar animal consagrado 363. Não oferecer o sacrifício do cordeiro pascal quando se tem chamets em casa 364. Não deixar amanhecer sem queimar as entranhas do sacrifício do cordeiro pascal 365. Não deixar a carne do sacrifício do cordeiro pascal sobrar até o dia seguinte 366. Não deixar sobrar carne do sacrifício chaguigá até o terceiro dia após o seu abate 367. Não deixar sobrar até o dia seguinte a carne do sacrifício do cordeiro pascal do Pêssach do segundo mês 368. Não deixar sobrar até o dia seguinte a carne do sacrifício de todá (agradecimento) 369. Não quebrar nenhum osso do sacrifício do cordeiro pascal 370. Não quebrar nenhum osso do sacrifício do cordeiro pascal do Pêssach do segundo mês 371. Não levar a carne do sacrifício do cordeiro pascal para fora da casa onde se reuniram para come-lo 372. Não cozer com fermento o resto da oblação (sacrifício) de minchá (reservado para o cohen) 373. Não cozer o sacrifício do cordeiro pascal, nem consumi-lo cru 374. Não dar de comer do sacrifício do cordeiro pascal a um gentio que observa as sete leis de Nôach 375. Não dar de comer do sacrifício do cordeiro pascal a quem não fez circuncisão 376. Não dar de comer do sacrifício do cordeiro pascal a um judeu que pratica idolatria 377. Não deixar uma pessoa em estado de impureza comer alimento consagrado para sacrifício 378. Não comer carne de sacrifício consagrado que esteja em estado de impureza 379. Não comer carne de sacrifícios após o período máximo de consumo estipulado em cada caso 380. Não comer carne de sacrifício em que o cohen desviou seus pensamentos do objetivo 381. Não deve um não cohen comer a oferenda de terumá e das primícias 382. Não deve um escravo de cohen comer a oferenda de terumá e das primícias 383. Não deve um cohen que não fez circuncisão comer a oferenda de terumá e demais sacrifícios 384. Não deve um cohen em estado de impureza comer a oferenda de terumá e das primícias 385. Não deve uma mulher proibida de se casar com um cohen comer dos sacrifícios 386. Não deve um cohen comer das oblações (sacrifícios) que devem ser totalmente queimadas 387. Não deve um cohen comer a carne do sacrifício de pecado cujo sangue for trazido ao Templo Sagrado 388. Não comer carne do sacrifício de um animal portador de defeito físico 389. Não comer nenhum dos 5 tipos de cereais do segundo dizimo fora de Jerusalém 390. Não comer a vinha do segundo dizimo fora de Jerusalém 391. Não comer (consumir) o azeite do segundo dizimo fora de Jerusalém 392. Não deve um cohen comer carne de um animal primogênito fora de Jerusalém 393. Não comer fora do pátio central (azará) do Templo Sagrado, a carne dos sacrifícios mais sagrados (chatat e asham) 394. Não comer a carne do sacrifício de olá 395. Não comer a carne dos sacrifícios mais simples (todá, shelamim, etc.) antes de aspergir o sangue 396. Não deve o cohen comer das primícias fora do Templo Sagrado 397. Não deve um não cohen comer dos sacrifícios mais sagrados 398. Não comer o segundo dizimo que estiver em estado de impureza 399. Não comer o segundo dizimo durante o primeiro dia de luto 400. Não trocar o segundo dizimo por algo diferente de comida ou bebida 401. Não comer da colheita antes de separar a oferenda de terumá 402. Não separar as oferendas fora da seguinte ordem: terumá guedolá para o cohen, maasser rishon para o levi e maasser sheni para os ofertantes consumirem em Jerusalém 403. Não atrasar a oferta de sacrifícios prometidos por mais de 3 festas de peregrinação: Pêssach, Shavuot e Sucot 404. Não comparecer as 3 festas de peregrinação: Pêssach, Shavuot e Sucot sem oferendas e sacrifícios 405. Não deixar de cumprir promessas condicionais (se acontecer... então prometo...) 406. Não deve um cohen se casar com uma prostituta 407. Não deve um cohen se casar com uma mulher profana 408. Não deve um cohen se casar com uma mulher desquitada ou divorciada 409. Não deve um sumo sacerdote se casar com uma viúva 410. Não deve um sumo sacerdote ter relação sexual com uma viúva, até mesmo sem o propósito de se casar com ela 411. Não deve um cohen entrar no Templo Sagrado com cabelos desarrumados (descabelado) 412. Não deve um cohen entrar no Templo Sagrado com algum rasgo nas roupas 413. Não deve um cohen sair do Templo Sagrado na hora do serviço 414. Não deve um cohen simples se colocar em estado de impureza decorrente de contatos com um morto, a menos que seja seu parente 415. Não deve o sumo sacerdote ficar sob o mesmo teto de um morto, mesmo que seja seu parente 416. Não deve o sumo sacerdote se colocar em estado de impureza decorrente de contatos com morto, mesmo que seja seu parente 417. Não deve a tribo de levi possuir terras em Israel 418. Não deve o levi se apoderar de despojos obtidos em guerras de conquistas por Israel 419. Não arrancar cabelos pelos mortos 420. Não comer animal domestico ou selvagem impuro (não casher) 421. Não comer peixes impuros (não casher) 422. Não comer aves impuras (não casher) 423. Não comer insetos alados (moscas, abelhas, etc.) 424. Não comer insetos e vermes rastejantes 425. Não comer insetos e vermes provenientes de matéria pútrida 426. Não comer animal que nasce em semente ou fruta 427. Não comer qualquer tipo de animal rastejante 428. Não comer um animal morto naturalmente 429. Não comer um animal dilacerado 430. Não comer um órgão de animal vivo 431. Não comer o tendão encolhido 432. Não comer sangue de animal que não seja peixe 433. Não comer sebo de qualquer animal 434. Não cozinhar carne com leite 435. Não comer carne com leite 436. Não comer carne de boi que foi apedrejado por matar alguém 437. Não comer, antes de Pêssach, um pão feito de farinha de trigo da nova safra, antes de trazer a oferenda do ômer 438. Não comer farinha assada antes do dia 16 de Nissan 439. Não comer espiga nova antes do dia 16 de Nissan 440. Não comer frutos de uma árvore de menos de 3 anos de idade 441. Não comer enxerto de vegetais com cereais (exemplo: Vinhedo com trigo) 442. Não beber vinho consagrado para idolatria 443. Não deve um jovem comer carne nem beber vinho em excesso 444. Não comer no dia de Yom Kipur 445. Não comer leveduras na festa de Pêssach 446. Não comer algo em que foi misturado levedura, na festa de Pêssach 447. Não comer levedura no dia 14 de Nissan a partir do meio-dia 448. Não avistar a levedura dentro de casa na festa de Pêssach 449. Não possuir levedura na festa de Pêssach 450. Não deve um nazir (aquele que se consagrou a D'us) tomar vinho ou seus derivados 451. Não deve um nazir comer uva 452. Não deve um nazir comer uvas passas 453. Não deve um nazir comer caroço ou bagaço de uvas 454. Não deve um nazir comer casca de uva 455. Não deve um nazir se colocar em estado de impureza através de contato com um morto 456. Não deve um nazir se colocar em estado de impureza entrando numa tenda em que ha um morto 457. Não deve um nazir cortar seu cabelo 458. Não colher toda a plantação de um terreno: deve-se deixar um canto para os necessitados 459. Não pegar as espigas que caírem juntas no chão durante a colheita, se forem em numero menor do que 3, deixando-as para os necessitados 460. Não colher um cacho de uvas deformado, deixando-o para os necessitados 461. Não recolher um cacho de uva que cai isoladamente, deixando-o para os necessitados 462. Não recolher um feixe de trigo esquecido no campo durante a colheita, deixando-o para os necessitados 463. Não plantar juntas duas espécies de vegetais diferentes 464. Não plantar espigas de trigo em um vinhedo 465. Não cruzar animal de uma espécie com um de outra espécie 466. Não efetuar trabalho com animal de uma espécie junto com um de outra espécie 467. Não impedir o animal de comer durante o seu trabalho 468. Não semear a terra durante o ano sabático 469. Não podar, embelezar, cultivar as árvores durante o ano sabático 470. Não colher frutos da terra que crescerem espontaneamente no ano sabático 471. Não colher as frutas que crescerem no ano sabático 472. Não trabalhar a terra no ano do jubileu 473. Não ceifar plantas que crescerem no ano do jubileu 474. Não colher frutas que nascerem no ano do jubileu 475. Não vender terrenos da terra de Israel para sempre: voltam para o dono original no ano do jubileu 476. Não vender terrenos dos territórios da tribo de levi que cercam as cidades 477. Não ignorar a presença do levi para doar presentes 478. Não cobrar dividas no ano sabático 479. Não se recusar a emprestar dinheiro por causa do ano sabático 480. Não se recusar a fazer caridade e recursos para os necessitados quando se sabe de sua situação econômica 481. Não libertar um escravo judeu de mãos vazias 482. Não cobrar do devedor sabendo que não tem condição de pagar no momento 483. Não emprestar dinheiro a juros 484. Não tomar dinheiro emprestado com juros 485. Não intermediar empréstimos a juros 486. Não atrasar o pagamento do empregado diarista 487. Não tomar penhores de um devedor forçadamente (somente com ordem judicial) 488. Não ficar com penhores que são de uso imprescindível para o dono no período (travesseiro de noite, arado de dia, etc.) 489. Não tomar penhores de viúvas, independente da classe social 490. Não tomar como penhores objetos de uso em alimentação (panelas, etc.) 491. Não seqüestrar pessoas 492. Não roubar 493. Não assaltar 494. Não alterar os limites de um terreno alheio de modo prejudicial 495. Não deixar de pagar dívidas 496. Não negar dívidas e penhores contraídos 497. Não jurar em falso a existência de uma dívida 498. Não enganar nos negócios de compra e venda 499. Não envergonhar o próximo com palavras, não humilhar, não fazer referências desairosas 500. Não enganar com palavras um convertido 501. Não enganar nos negócios um convertido 502. Não devolver ao dono um escravo judeu que fugiu para Israel 503. Não enganar um escravo judeu que fugiu para Israel 504. Não oprimir órfãos e viúvas 505. Não submeter um escravo judeu a serviços humilhantes 506. Não vender escravo judeu de maneira humilhante 507. Não submeter escravo judeu a trabalhos desnecessários 508. Não permitir que um gentio utilize um escravo judeu para trabalhos pesados (maltratar o escravo) 509. Não vender ou doar escrava judia 510. Não diminuir os benefícios de uma escrava judia após casar-se com ela 511. Não vender mulher formosa não judia conquistada na guerra, após seduzi-la 512. Não tornar escrava mulher formosa não judia conquistada na guerra, após seduzi-la 513. Não planejar maneiras de subtrair propriedades do próximo (não cobiçar) 514. Não desejar propriedades do próximo 515. Não deve o trabalhador que trabalha na terra, não colhendo, comer da plantação 516. Não deve um trabalhador que trabalha na terra, colhendo, comer em demasia, ou guardar para mais tarde, das plantações 517. Não se omitir de devolver objetos perdidos 518. Não se omitir de ajudar alguém que esteja demasiadamente carregado 519. Não enganar nos pesos de mercadorias nem em áreas de terrenos (trapacear) 520. Não possuir pesos adulterados para medição, mesmo sem usar 521. Não deve um juiz ser corrupto em julgamentos (cometer injustiças) 522. Não deve um juiz aceitar suborno, mesmo para julgar corretamente 523. Não deve um juiz simpatizar mais com um dos lados, apesar da importância do mesmo 524. Não deve um juiz ter medo de pronunciar sentença contra réu de má índole 525. Não deve um juiz ter piedade do réu pobre 526. Não deve um juiz pré-julgar uma pessoa de ma índole 527. Não deve um juiz diminuir o valor da indemnização devida por um pobre decorrente de ter cegado ou aleijado alguém 528. Não deve um juiz distorcer a sentença de um órfão ou convertido 529. Não deve um juiz ouvir somente um lado, sem a presença do outro 530. Não deve um tribunal condenar a morte alguém com menos de dois votos de diferença 531. Não deve um juiz se deixar influenciar pela opinião de um outro juiz 532. Não deve o supremo tribunal rabínico ou líder da diáspora nomear um juiz que tenha poucos conhecimentos da Torá 533. Não testemunhar em falso 534. Não deve um tribunal basear-se em testemunho de um perverso 535. Não deve um tribunal aceitar testemunho de parentes do envolvido no processo 536. Não se basear no testemunho de somente um indivíduo para punir alguém 537. Não matar um ser humano 538. Não deve um tribunal basear-se somente em pressupostos, sem testemunhas, para castigar na hora o suspeito 539. Não deve uma testemunha sobre homicídio emitir pareceres alheios ao fato julgado, se não for perguntada 540. Não matar uma pessoa acusada de assassinato sem prévio julgamento pelo tribunal 541. Não poupar a vida de um perseguidor que quer matar alguém, matando-o, se necessário 542. Não punir quem cometeu uma falha sob coação 543. Não trocar pena de morte por dinheiro 544. Não trocar por dinheiro a obrigação de quem matou sem querer, de se refugiar nas cidades especiais 545. Não se omitir de salvar o próximo quando este estiver em perigo de vida 546. Não colocar obstáculos que possam causar a morte de alguém 547. Não enganar o próximo com ideias falsas 548. Não dar mais chibatadas do que a pessoa aguenta (mínimo 3, máximo 39) 549. Não difamar o próximo, não fazer fofocas 550. Não odiar o próximo 551. Não envergonhar o próximo 552. Não ser vingativo com o próximo 553. Não dizer: sou melhor que você, pois estou lhe fazendo algo que você não quis me fazer (guardar rancor) 554. Não levar a mãe de passarinhos junto com os eles do ninho. Deve-se afugenta-la antes 555. Não cortar o cabelo em volta da área com lepra 556. Não adulterar os sinais da lepra 557. Não plantar ou trabalhar na terra próxima de onde foi abatido o bezerro através do ritual de eglá arufá 558. Não deixar viver uma feiticeira 559. Não convocar um homem, no primeiro ano após se casar, para o exercito ou outro serviço público que o afaste da esposa 560. Não contestar nossos Sábios 561. Não acrescentar algo a Torá escrita e oral 562. Não diminuir algo da Torá escrita e oral 563. Não amaldiçoar um juiz 564. Não amaldiçoar um grande líder 565. Não amaldiçoar qualquer judeu 566. Não amaldiçoar os pais 567. Não bater nos pais 568. Não trabalhar no Shabat 569. Não viajar (mesmo a pé) no Shabat alem dos limites da cidade 570. Não deve um tribunal punir alguém durante o Shabat 571. Não trabalhar no primeiro dia de Pêssach 572. Não trabalhar no sétimo dia de Pêssach 573. Não trabalhar em Shavuot 574. Não trabalhar em Rosh Hashaná 575. Não trabalhar no primeiro dia de Sucot 576. Não trabalhar em Shemini Atsêret 577. Não trabalhar em Yom Kipur 578. Não ter relação sexual com a mãe 579. Não ter relação sexual com a esposa do pai 580. Não ter relação sexual com a irmã 581. Não ter relação sexual com a filha da esposa do pai 582. Não ter relação sexual com a filha do filho 583. Não ter relação sexual com a filha da filha 584. Não ter relação sexual com a filha 585. Não ter relação sexual com uma mulher e sua filha 586. Não ter relação sexual com uma mulher e a filha do filho dela 587. Não ter relação sexual com uma mulher e a filha da filha dela 588. Não ter relação sexual com a irmã do pai 589. Não ter relação sexual com a irmã da mãe 590. Não ter relação sexual com a esposa do irmão do pai 591. Não ter relação sexual com a esposa do filho 592. Não ter relação sexual com a esposa do irmão 593. Não ter relação sexual com a irmã da esposa enquanto a esposa viver 594. Não ter relação sexual com a mulher no período de sua menstruação 595. Não ter relação sexual com a mulher do próximo 596. Não deve o homem ter relação sexual com animal 597. Não deve a mulher ter relação sexual com animal 598. Não deve o homem ter relação sexual com outro homem 599. Não ter relação sexual com o pai 600. Não ter relação sexual com o irmão do pai 601. Não ter prazer corporal não sexual (intimidades) com mulheres proibidas para si exemplo: irmã, tia, nora, etc. 602. Não se casar com um bastardo 603. Não deve uma mulher ter relação sexual fora do casamento 604. Não deve um homem se casar novamente com uma mulher da qual se divorciou caso ela tenha se casado posteriormente 605. Não se casar com uma mulher viúva pendente de resolução de levirato 606. Não deve um homem separar-se de uma mulher virgem por ele estuprada, sem o consentimento dela 607. Não deve um homem separar-se de uma mulher se ele a difamou dizendo que ela não era virgem, quando de fato ela era 608. Não deve um eunuco ou homem com problemas nos testículos causado por acidente (incapaz de procriar) se casar 609. Não se deve castrar homem ou animal 610. Não proclamar um rei não judeu, mesmo se ele for convertido 611. Não deve um rei ter muitos cavalos 612. Não deve um rei ter muitas esposas 613. Não deve um rei possuir muito dinheiro

CONSTITUIÇÃO DA DIRETORIA DA UMACADJARP

LÍDER GERAL: Evangelista Marco Antonio.

VICE-LÍDER: Evangelista Henrique Alves.

SECRETARIA: Ir. Patiani Figueiredo, Ir.Vanessa Cristina e Ir. Helder Martins

LÍDER DOS MÚSICOS: Evangelista Alexandre da Silva.

TESOURARIA: Ir. Cristiane Ramos e Ir. Alexandre Barros

REGENTE: Ir. Fabiana Amaral e Ir. Kelly Ramos

LÍDER GERAL DE LOUVOR: Ir. Fabiana Amaral.

ACONSELHAMENTO: Rev. Paulo Cesar Lima, Ir. Denise e Ev. Marco Antonio.

LÍDER DO MINISTÉRIO DE LOUVOR: Ir. Fabiana Amaral e Ir. Kelly Cristina.

LÍDER LOGISTICO: Dc. Filipe Freitas, Dc. Rafael Ferreira, Ir. Leandro Passos, Ir. Josué Abeneir, Ir. Paulo Roberto e Dc. Reginaldo Moreira.

LÍDER EVANGELISMO: Dc. Filipe Freitas, Dc. Rafael Ferreira, Ir. Leandro Passos, Ir. Josué Abeneir, Ir. Paulo Roberto e Dc. Reginaldo Moreira.

LÍDER DE EVENTOS: Ir. Kelly Ramos, Ir. Leandro Passos, Ir. Vanessa Cristina e Ir. Helder Martins.

LOUVOR: Ir. Fabiana Amaral, Ir. Kelly Ramos, Ir. Leandro Passos, Ir. Josy Pereira, Ir. Gisele Gomes, Ir. Patiane Figueiredo e Ir. Vanessa Cristina.

LÍDER CONSAGRAÇÃO: Ir. Josy Pereira, Dc. Filipe Freitas, Dc. Rafael Ferreira, Dc. Alexsander Virange e Dc. Reginaldo Moreira.

LÍDER LAR 100 %: Ir. Kelly Ramos, Ir. Vanessa Cristina, Dc. Rafael Ferreira, Dc. Filipe Freitas e Dc. Reginaldo Moreira.

LIDER DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA: Evangelista Henrique Alves.


LÍDERES DE TODOS O CAMPO:

LÍDER SEDE: Ir. LEANDRO PASSOS e Ir. KELLY RAMOS

LIDERES CONG. ALIADOS: Ir. CARLOS EDUARDO e Ir. WILLLIAN.
LÍDER CONG. JARDIM PRIMAVERA: X-X-X-X-X-X-X-X-X-
LÍDER CONG. MONTE HOREBE: Dc. RICARDO DE OLIVEIRA.
LÍDER CONG. NOVA ALIANÇA: X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
LÍDER DA CONG. DE NOVA FILADÉLFIA: Ir. ANA RIBEIRO


LÍDER CONG. GRUMARIM: Ir. RENATO
LÍDER CONG. MONTE CARMELO: X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
LÍDER CONG. MONTE SINAI: X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
LÍDER CONG. PARQUE CHUNO: Diac. TANIA MARIA

LÍDER CONG. LÍRIO DOS VALES: Dc. GILBERTO MARCELINO
LÍDER CONG. NOVA BETEL: Ir. SUANI e Ir. MICHELE.
LÍDER CONG. NOVA CANAÃ: Dc. MOISÉS DA SILVA


CULTOS DOS SETORES:

1 SÁBADO - SETOR A .... ALIADOS - JD. PRIMAVERA - MONTE HOREBE - NOVA ALIANÇA E NOVA FILADÉLFIA.

LÍDER DO SETOR - Dc. ALEXSANDER VIRANGE (CONG. NOVA FILADÉLFIA).

2 SÁBADO - SETOR b ... GRUMARIM - MONTE CARMELO - MT. SINAI - PQ. CHUNO.

LÍDER DO SETOR - DIÁCONO FILIPE FREITAS (SEDE).

3 SÁBADO - CULTO GERAL DA UMACADJARP.

4 SABADO - SETOR C ... LÍRIO DOS VALES - NOVA BETEL - NOVA CANAÃ.

LÍDER DO SETOR - DIÁCONO RAFAEL FERREIRA.

PROGRAMAÇÃO MÊS 12 / 2010.

11----------------CONFRATERNIZAÇÃO E REUNIÃO DE LIDERANÇAS DA UMACADJARP (SEDE).
25----------------CANTATA DE NATAL

CONGRESSO DA UMACADJARP 2011.

DIAS: 28,29,30 E 31 DE JULHO.
TEMA: "Juventude: Oração e Atitude; Como Flechas nas mãos de Deus".

VEM AÍ O RETIRO DE CARNAVAL 2011:
DIAS 5/6/7/8/ DE MARÇO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


PROGRAMAÇÃO DE 2011 DO CULTO GERAL DA UMACADJARP:

DIA: PREGADOR: ORIGEM:

15/01 Dc. Filipe Freitas SEDE
19/02 Dc. Reginaldo Moreira SEDE
19/03 Dc. Alexsander Virange NOVA FILADÉLFIA
16/04 Ev. Henrique Alves MONTE HOREBE
21/05 Dc. Rafael Freitas SEDE
18/06 Dc. Gilberto Marcelino LÍRIO DOS VALES
JULHO X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
20/08 Ev. Marco Antonio SEDE
17/09 Dc. Ronalde Morais PARQUE CHUNO
15/10 Ir. Josué SEDE
19/11 Ev. Angelino Coutinho NOVA CANAÃ
17/12 Pr. Paulo Cesar Lima SEDE
(confraternização)


Informações: 55 (021) 3656-5217. 2650-5654. 7109-2710. 7855-8170. id. 81*16635


e-Mail. admimmas2008@gmail.com, admimmas_2008@hotmail.com e marco.antonio_2012@yahoo.com.br


JUVENTUDE DA CATEDRAL. COMPROMETIDA COM A VERDADE!

Evangelista Marco Antonio
Líder da UMACADJARP


Rev. Paulo Cesar Lima
Pr. Presidente

PREGANDO O EVANGELHO COM ÉTICA




quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

NÃO DEIXE A CHAMA SE APAGAR (Is. 62:1,2)


EXÓRDIO:

Na época dos jogos pan-americanos aqui no Rio de Janeiro, ouvíamos na imprensa falada e escrita à preocupação com a pane que havia dado na tocha olímpica. Ela havia durante um certo tempo se apagado, o rebuliço foi geral, pois, a pira oficial estava localizada no México e não haveria tempo hábil para reacender a mesma para a abertura dos jogos oficiais.
Pouco tempo depois chegou a notícia tranqüilizadora de que a “chama” não tinha se apagado, mas que estava em um nível muito baixo, devido à manutenção necessária para o fechamento dos citados jogos. Houve um alívio, pois a chama não pode se apagar em hipótese nenhuma.
Este fato me trouxe uma profunda reflexão e uma confirmação. Se a tocha acesa que simboliza os jogos olímpicos bem como os jogos pan-americanos não pode se apagar, imagine então, a chama que há em nós e que foi acesa no momento da nossa entrega de vida a Jesus.

A salvação que brotou de Jerusalém como uma tocha acesa foi Jesus que, de acordo com o relato feito por João, Ele se auto-denominou de Luz do Mundo.

Interessante observar que Jesus disse: ”Eu sou a luz do mundo; quem me seque não andarás em trevas: pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo. 8:12) e em (Jo. 9:5) disse mais “Enquanto Eu estiver no mundo, sou a luz do mundo”.

Mateus registrou a seguinte orientação de Jesus aos discípulos e aos cristãos em todos os tempos; “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mt.5:14-16).

Nós somos hoje os condutores da “tocha da salvação”. Mesmo diante das torrentes de tentações e inclinações filosóficas e sociais, esta chama não pode se apagar. Diante de tanta escuridão e cegueira, onde as pessoas ficam tateando, perdidas, a chama da salvação precisa continuar acesa. O mundo precisa dela. Não deixe que a chama que arde dentro de você se apague.

Vós sois o sal da terra luz do mundo. Observe que o Senhor nos dá uma visão holística da responsabilidade terrena do povo cristão.

É necessário que nos, como cristãos e cristãs, continuamente nos perguntemos o que somos? É necessário que indaguemos a nós mesmos e procuremos, com sinceridade responder a esta pergunta, tanto no individual como no coletivo, tanto na nossa vida particular, como na nossa vida de comunidade de fé; é necessário que constantemente nos perguntemos quem somos e como estamos agindo e reagindo, conforme nossa identidade de cristãos e cristãs, seguidores e testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo.
O que nos identifica como cristãos e cristãs não é apenas o fato de nós adorarmos a Jesus Cristo e o termos como nosso Salvador, Ele mesmo disse que isto não era o mais importante, quando cita o profeta Isaias em Mateus 15, 8 e Marcos 7,6. Mas o mais importante é fazer a vontade de Deus, colocando em prática seus ensinamentos: “Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”, disse Jesus em Lucas 6, 46.
Jesus nos chama de a “luz do mundo” e o “sal da terra” (cf Mt 5, 13-15). Ora. A luz não é luz para si mesma, não ilumina a si mesma, nem o sal salga a si mesmo. Mas a luz é acesa para iluminar a tudo e a todos. Jesus, pelo batismo, nos deu sua luz, em nós há uma luz que deve iluminar “a casa toda”, mas por nossas atitudes, nós colocamos nossa luz embaixo da mesa, nós a abafamos, a escondemos e nós mesmos ficamos nas trevas. A fé que temos em Deus é o sal que tempera e preserva, mas “se o sal perde o sabor, para nada serve e é jogado fora”, se nossa fé não se manifestar em atitudes de cristãos, é como um sal que não serve para nada e é desprezado.
A palavra shalon é normalmente traduzida por “paz”, mas ela quer dizer mais que isto. Desde o inicio da Bíblia está claro que toda a criação é uma realidade só, proclamada como boa e intimamente relacionada com seu criador. A intenção de Deus para Sua criação é este shalon, uma palavra que indica integridade, harmonia e paz e que caracteriza o universo e todos os seres que nele há, animados e inanimados; esta paz e harmonia, esta paz com todos e tudo é a idéia original de salvação do Primeiro Testamento, resgatada por Jesus Cristo. Não é a paz apenas entre as nações ou entre as pessoas ou uma salvação apenas para o devir, para a “outra vida”, mas é paz e harmonia aqui e agora, entre toda a criação e sua finalidade não é o homem sendo o senhor e mestre sobre os outros seres, o “dominai a terra” do Gênesis, mas os homens e as mulheres integrados, harmonizados, com tudo e todos, dando glória a Deus.
Jesus Cristo surge, no Testamento Cristão, como príncipe deste shalon. Viver a paz com todos os seres visíveis e invisíveis, racionais e irracionais, animados e inanimados, consigo mesmo, com os outros, com o corpo de Cristo, a Igreja, é ser sinal de que a própria criação foi resgatada e que não é mais necessários sacrifícios expiatórios, pois todos e todas somos convidados e convidadas a vivermos como libertos, filhos e filhas de Deus!! E o Reino de deus vem sobre a terra, se manifestando através de nós quando somos “sal da terra” e “luz do mundo”!! Ser sal da terra e luz do mundo é a base de todo o testemunho cristão. O conceito de Igreja é uma realidade transformadora, tanto no individual, como no coletivo, daqueles e daquelas, que mais que adorar, fazem a vontade de Deus, realizando os ensinamentos de Jesus Cristo, é a verdade universal e ecumênica, universal, porque é para todas as pessoas, de todos os tempos e de todos os lugares, e ecumênica porque é para cada individuo e cada cultura de uma maneira, mesmo que seja única: “Jesus Cristo é o Senhor” e “Deus é amor”. Embora cada pessoa e cada cultura possa ter uma percepção diferente, todas sabem que são chamadas a testemunhar a Verdade do Evangelho que salva, cura, inclui e liberta, mas só serão incluídos nessa transformação espiritual os e as que se abrirem para a graça de Deus, para outros, esta será apenas mais uma oportunidade perdida...
Ser “sal da terra” e “luz do mundo” é algo que deve se manifestar em todas as ações de cada um e de cada uma, no dia a dia das pessoas de fé. Nenhum momento, onde quer que andemos e o que quer que façamos, pode estar excluído desta realidade de temperar e iluminar. Como Jesus era e agia, nós devemos ser e agir, se há algo que Jesus, em nosso lugar, não faria, não diria, não pensaria, então o que nós fazemos, dizemos e pensamos, não é algo de um cristão verdadeiro ou de uma cristã verdadeira, é algo pecaminoso, contrário a vontade de Deus, e deve ser evitado com todas as forças, e se nós, fazendo um exame de consciência honesto, encontramos algo em nossa vida, que não corresponde a Jesus Cristo, ao seu agir dizer e pensar, nós devemos dobrar os joelhos em oração e pedir perdão, suplicar a Jesus para que Ele venha com seu Santo Espírito em nossa vida e nos converta, pois é algo em nós que é pecaminoso e deve ser convertido e transformado.
Jesus redefiniu o significado de santidade. Ser santo e santa para Jesus, não é evitar as pessoas, mas encontrá-las e participar da vida delas, mas não necessariamente ser e agir como elas, e sim ser e agir como luz que ilumina a casa inteira, como sal que transforma o sabor das coisas. È ser e agir com honestidade, nas pequenas e nas grandes coisas, é ser tolerante, é ser e agir com misericórdia, com paciência, com perdão, é ter auto controle, é viver uma sexualidade sadia, respeitadora, percebendo que o outro ou a outra é como cada um de nós: templo do Espírito Santo de Deus.



PERORAÇÃO:


Jesus foi radical e provocador, andava e comia com os desprezados e excluídos, mas acusava os impuros de coração, os falsos moralistas, os egoístas, os maldosos, os que tinham sempre o olhar concupiscente e os que sempre pensavam o mal dos outros.
Uma comunidade de fé, sobretudo uma comunidade como a Igreja da Comunidade Metropolitana, deve cuidar de si mesma, deve evitar tudo o que a divide e que a ameace, os membros desta igreja, que desejam de fato que esta seja uma igreja saudável, que seja “sal da terra” e “luz do mundo” devem fazer sua conversão diária, para que Jesus Cristo seja a meta e o centro da vida de cada um e de cada uma e da vida desta comunidade como um todo, como uma comunidade de fé, para que a igreja seja um lugar seguro, de adoradores e adoradoras, como uma comunidade dos e das que testemunham o Evangelho de Jesus Cristo; os membros devem ser sinal de santidade no mundo, devem buscar em Jesus Cristo o exemplo de vida e se perguntar, a cada momento, Jesus faria isso? Jesus diria isso? Jesus pensaria isso?... se não, estaremos apenas tentando ter uma igreja como um ideal pessoal, um arremedo de igreja, igual àquelas da qual fomos excluídas e excluídos e que aqui, sem perceber, ou pior, percebendo, nós excluímos aqueles e aquelas com os quais não simpatizamos ou não queremos que seja de nossa turminha de amigos, e não estaremos realizando a Obra de Deus, a Obra que Deus nos chama e nos convoca para realizarmos; a Obra, que, para se concretizar, Deus quer usar nossos braços e pernas, nossa voz, nossos olhos e ouvidos, nossa inteligência e capacidades, nossos dons e talentos.
Mensagem pregada no templo sede da CADJARP, domingo, dia 22 de Novembro de 2009.

A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS (At. 5:1-7)


EXÓRDIO:

HISTÓRIA DA IGREJA – Instituição dos diáconos – A Igreja de Jerusalém crescia não só em números, mas, também em qualidade.
Surge um problema – Muito simples – e não complexo.

JUDEUS - JUDEUS HELENISTAS – ambos eram cristãos – Ass. Social – suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição da cesta básica.

Surge uma determinação pastoral – colocarão no coração uma maneira para resolver o problema.

Qual era segundo a bíblia a função dos diáconos – servir a mesa – repartir os alimentos – surge a primeira escala de serviço.
Ou seja, a primeira função dos diáconos era servir a mesa – servir a mesa era o básico.

Em administração empresarial – as características propostas por Deus eram muito altas. As exigências eram muitas para serem um relês diácono.


Deus coloca 3 exigências:

BOM TESTEMUNHO:

O que as pessoas falam desse homem, ele tem boa reputação. MAS IRMÃOS ERA SÓ PARA SERVIR A MESA.


CHEIOS DO ESPÍRITO

Só quem tem comunhão com Deus. A visão de Deus é de excelência. No mundo tem gente que pode fazer até melhor, mas, cheios do Espírito Santo?
Deus não quer só pessoas capazes. O Espírito Santo faz o que nós não podemos fazer. Um bom músico sem a presença de Deus é só um músico.
Quando fazemos algo sem a presença de Deus estamos fazendo um WORK SHOP pessoal. Divulgamos apenas nós. MAS IRMÃOS ERA SÓ PARA SERVIR MESA.

DE SABEDORIA

A função é o básico. Muita exigência para servir mesa. Sabedoria é produzida pela Palavra de Deus. Deus impõe os seus padrões, essas exigências para Deus era o mínimo, mas, servir mesa é bem simples. Mas esse é o padrão de Deus.


SURGE ENTÃO OS PRIMEIROS SETE DIÁCONOS:

Qual era a função: Servir a mesa.

TRÊS CAMINHOS QUE UM OBREIRO (QUE FAZ A OBRA) PODE PERCORRER:

CRESCIMENTO:

2 HOMENS - ESTEVÃO E FILIPE

FUNÇÃO DIÁCONOS – SERVIR A MESA

CAP 7 DO LIVRO DE ATOS: Estevão não está servindo a mesa

Orar e ministrar era a função pastoral dos apóstolos. Estevão não estava servindo a mesa, pelo contrário Estevão tentava provar que Jesus era o messias.

Em uma análise de homilética, Estevão estava pregando a seguinte mensagem “Porque eu não devo ser apedrejado”.

Estevão não foi um grande pregador, mas, a sua vida foi uma grande pregação. Crescimento é ver a glória de Deus. Se esse crescimento não volta como glória para Deus não é crescimento.

Estevão viu a glória de Deus, aqueles homens também a viram através de Estevão.

Se você não quiser tomar pedrada fique atrás da mesa, e se possível embaixo dela.

FUNÇÃO DE ESTEVÃO SERVIR A MESA.


CAP 8 DO LIVRO DE ATOS: Filipe também não está servindo a mesa.


FILIPE – GRANDE PREGADOR - AVIVALISTA

Vai pregar em Samaria. Crescimento nos leva ao deserto. Crescimento é estar onde Deus nos quer. Filipe vai ao deserto para pregar para 1 homem. Mas foi de vital importância aquela alma.

FUNÇÃO DE FILIPE SERVIR A MESA


DESAPARECIMENTO

QUATRO diáconos não são citados em nenhum momento na bíblia sagrada. A maioria deles desapareceu. Servir a mesa é importante mais Deus quer ver você crescendo. O Espírito Santo quer investir na sua vida.
Quem fica atrás da mesa desaparece. Para crescer tem que se expor.
Existem obreiros que se escondem dentro da obra de Deus, quer achá-los, quer encontrá-los ache a mesa. Quer achar aqueles quatro, vão a Jerusálem e procurem a mesa, provavelmente eles eles ainda estarão por lá, bem embaixo dela.

APODRECIMENTO

NICLOLAU 2 Citações uma indireta AP. 2:15 e outra direta AP. 2:6.

Também não ficou atrás da mesa – quis crescer – fundou a igreja dos nicolaítas: (você pode ser cristão, mas, você não precisa deixar a prática do paganismo).

NICOLAU DECLARA A SUA INDEPENDÊNCIA. Ele também não ficou servindo a mesa, ele simplesmente chutou a mesas. Não existe crescimento feito pelo homem. No Reino de Deus independência é morte.

Cresça diminuindo para Deus. Se você não concorde com algo ore. O grande problema de NICOLAU era que ele era carnal.



PERORAÇÃO:


Existem dois tipos de crentes:

Os que tem compromisso. Compromisso tem o quadro. Os que tem compromisso cumpri a sua função e só. Alguém manda ele fazer e ele faz. Só faz aquilo que é mandado.

Os que tem comprometimento. Comprometimento tem o tijolo. Os que tem comprometimento sabe que é peça importante para o serviço para que a obra não caia. Ele não faz só o que é mandado. Ele cresce dentro da obra. Ele cresce ministerialmente. Ele tem visão de águia. Ele estuda porque sente o chamado de Deus para a obra. Ele sente necessidade do crescimento espiritual.

Se tirarmos o quadro a parede fica em pé. Se tirarmos o tijolo a Igreja cai.

A ADORAÇÃO DE ISAÍAS (Is. 6:1-9; 2Cr. 1:1-23)


EXÓRDIO:

Isaías antes da morte do rei Uzias, era um profeta palaciano (Uzias era seu tio, pertencia a casa de Judá).
Ele não havia tido nenhuma experiência com Deus. Ele não dependia de Deus para nada.
A morte do Rei Uzias foi à experiência mais dolorosa que Isaías viveu. Ele perdeu a sua segurança.
O texto diz no ano e não no dia em que o rei Uzias morrreu, ou seja, Uzias não teve uma morte rápida.
Com a morte do Rei Uzias, Isaías perde o seu apoio.
Tem gente que fica um ano para retomar a sua vida.
Estou falando uma palavra profética, um dia o seu porto seguro irá morrer e você terá que tomar decisões.
Mas em nome do Senhor Jesus, você será empurrado para as vitórias (o povo estava disperso).
Isaías retoma a sua vida, através de uma simples frase. (Eu vi ao Senhor)
Antes Isaías não teve a experiência de ver ao Senhor.

Deus está sempre no mesmo lugar, quem se afasta dele somos nós. Deus é o alfa e o ômega, o princípio e o fim.
O avivamento não tem que acontecer através do homem, mas sim do trono de Deus.
Estamos manipulando o divino, barganhando com Deus. O avivamento começa naquele que está sentado no alto e sublime trono.
Você tem que tomar decisões. Assim como Daniel Isaías tomou a sua decisão. A última pessoa que teve a visão do trono foi João.
Algumas pessoas querem paz, unção, anjos. Porém, Isaías viu ao Senhor.
O trono de Deus é intocável.
Deus tem a sua maneira para fazer com que você tenha essa experiência com Ele.
O nosso apoio é no Senhor, a nossa segurança é no Senhor. Com Ele tudo, sem Ele nada; com Ele a luz, sem Ele as trevas; com Ele somos fortes, sem Ele somos fracos.
Primeiro você tem que desejar ver ao Senhor, buscá-lo. Isaías desejou ver ao Senhor.
Quando você quer ver alguma coisa você vê.

Quantos aqui querem ter uma experiência com Deus?

Busque-o em espírito e em verdade.
Um dos maiores exemplo de adoração que encontramos na Palavra de Deus está neste texto de Isaías. Este texto nos revela atitudes que devemos ter quando estamos diante de Deus: TER TEMOR DE DEUS, RECONHECER O PECADO, SER SINCERO COM DEUS E DAR ATENÇÃO A DEUS.


1. TEMOR DE DEUS:

Algo que nos chama a atenção nesta visão de Isaías é a maneira como os anjos se comportavam diante do Senhor. “Os serafins estavam acima dele; cada um tinha 6 asas: com 2 cobriam os seus rostos, e com 2 cobriam os seus pés e com 2 voavam” (ver.2).
Por que os serafins cobriam seus rostos e pés, se eles são seres santos, que ministram louvor a Deus sem cessar?!
Por que eles cobriam os rostos: Os serafins cobriam os rostos porque não estão acostumados com a glória de Deus e não se acham dignos de olhar para o Senhor.
Por que cobriam os pés: os serafins cobriam os pés com um sinal de reverencia e respeito diante de Deus.
O texto nos ensina o quanto devemos ter reverencia na presença de Deus, pois, os mesmos se acham indignos de estarem na presença de Deus.
Temos liberdade para adorar a Deus, porém, deixamos de nos admirar com a presença de Deus. Tratamos Deus como um ser comum e não entendemos porque não conseguimos mais sentir a presença de Deus.

Um exemplo. disso é a falta de reverência que apresentamos quando chegamos as nossas igrejas antes de um culto ou celebração.

2. RECONHECER O PECADO:

No instante em que Isaías percebe que está diante de Deus, ele, imediatamente, reconhece e confessa o seu pecado. O arrependimento está intimamente ligado à adoração. Se nosso coração não estiver quebrantado, estaremos apenas louvando a Deus de boca para fora. Não adianta nada chegarmos à igreja louvar, erguer as mãos e glorificar a Deus, se estivermos cheios de pecados não confessados.

3. SINCERIDADE NA PRESENÇA DE DEUS.

Ser sincero com alguém é falar a verdade, não esconder nada e se mostrar como somos. Quase sempre temos vergonha de falar para Deus, quem nós somos de verdade. Queremos parecer limpos e puros diante do Senhor, mas esquecemos que é Ele quem nos limpa e nos purifica. Precisamos chegar a Deus sujo e mostrar a Ele nossa sujeira, para que Ele possa nos lavar e, aí sim, estaremos limpos. Foi exatamente o que fez Isaías!
Ele mostrou a Deus quem ele era: “...sou um homem de lábios impuros...” Deus conhece o nosso coração, por isso não devemos esconder nossas falhas diante dÊle. Pode parecer difícil, mas temos que chegar para Deus e falar: Senhor eu sou um invejoso, eu sou um fofoqueiro. Seja qual for o nosso erro, devemos declará-lo para Deus, pois, só depois que Isaías assumiu a sua falha é que ele foi transformado.
Ser sincero com Deus é ser simples. Isaías podia ter dito muitas palavras ao Senhor, mas ele foi simples e expressou o que realmente estava em seu coração: “Ai de mim, estou perdido!” (v.5).

4. DAR ATENÇÃO SOMENTE A DEUS:

Quando Isaías recebeu aquela visão de Deus, ele viu muitas coisas: viu serafins, viu colunas do templo tremerem, viu fumaça que encheu o lugar... mas, quando ele avistou o Senhor, sentado em seu sublime trono, ele não deu atenção a mais nada, apenas ao Senhor! Tanto que ele afirmou: “Ai de mim, estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (v.5).
Isaías poderia ter relatado todas as outras coisas que tinha visto, mas o que tomou toda a atenção dele foi à visão do Deus todo poderoso! Foi depois de ver a Deus que Isaías reconheceu como pecador. Temos que dar mais atenção a Deus do que as suas bênçãos.

PERORAÇÃO:

1- Isaías só teve a experiência com Deus quando morreu o rei Uzias - LEPRA na Bíblia significa pecado – morreu o pecado com Uzias (Is. 6:1, 2Cr. 26:16).

2- Isaías confessou os seus pecados (Is. 6:5).

3- Isaías foi marcado e selado (Is. 6:7).

4- Isaías teve compromisso com Deus (Is. 6:8).

5- Longe do pecado Deus nos permite viver uma vida (Is.6:13).
Mensagem pregada no templo sede da CADJARP, domingo, dia 11 de Outubro de 2009.

O que era o URIM E TUMIM?


Eram elementos advinhatórios do Egito e que foram até um certo momento incorporados à cultura religiosa de Israel. Baseava-se no ato de lançar sorte. Só que os antigos acreditavam que a resposta fosse a que fosse vinha da parte de Deus.
URIM E TUMIM eram um jogo de dados - dizem alguns - que ao serem lançados demonstravam a vontade de Deus. Outros entendiam que se tratava de uns palitos que, ao serem lançados, apontavam de alguma forma a vontade de Deus.
Está prática vai sendo abandonada com a perce
pção da revelação de Deus até deixar de existir entre os judeus.

Nome de um ou mais objetos pertencentes ao Racional do Juízo que o sumo pontífice trazia ao peito de modo que estivesse sobre o coração do sacerdote quando se apresentava diante do Senhor (Ex 28.30; Lv 8.8). Estes objetos provavelmente eram guardados em uma dobra do Racional do Juízo, ou por baixo dele. Por meio do Urim e Tumim o sumo sacerdote consultava a vontade de Deus em casos difíceis. Este processo não era aplicável a casos particulares, nem a interesses privados, e, somente sobre negócios de interesse público. Por isso mesmo, o lugar do Urim e Tumim era no Racional do Juízo, onde se achavam gravados os nomes das doze tribos de Israel sobre pedras preciosas. Por meio do Urim e Tumim, se consultava a vontade de Deus a acerca de assuntos judiciais e de negócios públicos (Nm 27.21; cp. Js 9.14; Jz 1.1; 20. 18,23,27,28; 1Sm 10. 22; 14.36-42; 22.10,13; 23. 9-12; 28. 6; 30.7,8; 2Sm 2.1; 5.19, 23,24. O Urim e Tumim eram consultados, não só no onde estava a arca, Jz 20.27,28; 1Sm 22.10, como em qualquer outro lugar onde estivesse presente o pontífice devidamente autorizado. As respostas eram simples, consistindo em afirmativas ou negativas, nem sempre era este o caso, 1Sm 10.22; 2Sm 5.23,24. Ocasionalmente, também, quando o pecado havia interrompido a comunhão com Deus, não havia respostas, 1Sm 14.37; 28.6. Não se encontram referências ao Urim e Tumim, depois do reinado de Davi. Depois da volta do cativeiro, nenhum dos sacerdotes usava o Urim e Tumim, Ed 2.63; Ne 7.65. Somente o sumo sacerdote poderia gozar o privilégio de consultar o Senhor por meio do Urim e Tumim. leste privilégio constituiu a glória da tribo de Levi, Dt 33.8.Tem havido diferentes explicações sobre o Urim e Tumim. Por exemplo: procuram descobrir analogia com as insígnias de que usava o sacerdote egípcio, quando funcionava como supremo juiz. Dizem os escritores clássicos que ele trazia um emblema suspenso ao pescoço por uma cadeia de ouro, representando a verdade, somente enquanto duravam as suas funções de juiz, que colocava sobre a pessoa a favor de quem pronunciava a sentença. Não existem provas que indiquem que tal insígnia também servisse para consultar a vontade divina. Outros são de parecer, que por ocasião de o sacerdote vestir o éfode com o Urim e Tumim e fazer oração a Deus, ocorria-lhe uma idéia, cuja origem divina se confirmava por um brilho estranho produzido pelas pedras preciosas do Racional do Juízo, ou peitoral. Deste fenômeno se originou a palavra Urim, que quer dizer luzes. Tem-se pensado que as respostas se percebiam atra
vés de um brilho sucessivo das letras que formavam os nomes próprios, gravados nas pedras; mas para nada dizer sobre o fato de que o alfabeto completo não havia produzido estes nomes, e que em várias das respostas de que há notícia, existem letras que não se encontram nas pedras, a idéia integral cheira aos milagres inventados pelos sacerdotes gregos e romanos, inteiramente estranhos aos métodos e concepções do ritual hebraico. Existem apenas duas teorias dignas de atenção.1) O Urim e o Tumim eram um ou mais acessórios do éfode e que dele se podiam separar para serem usados à maneira de dados, e pelo modo por que caíam, revelavam a vontade de Deus. Esta é realmente uma concepção possível, mas sem provas a seu favor. Procuram firmar esta teoria, dizendo que duas vezes se faz referência ao lançamento de sortes, em íntima conexão com as consultas ao Urim e Tumim (1Sm 10. 19-22; 14.37-42). Neste último caso, Saul rogou ao Senhor que lhe desse a conhecer por meio da sorte porque é que não respondia ao seu servo. A palavra usada no original é thamim; que se pronunciava thummim. Assim sendo, o Urim e Tumim era uma espécie de sorte. Mas nas duas passagens citadas, o lançar as sortes é ato distinto de consultar o Senhor, e se realizava para propósito diferente daquele que pedia conselhos.2) O Urim e Tumim não fazia manifestações exteriores, era antes um símbolo. O sumo sacerdote vestia o éfode com o Urim e Tumim, sinais de sua investidura para obter a luz e a verdade, como as duas palavras indicam, a fim de que pudesse buscar o conselho de Jeová da maneira por Ele indicada. Humildemente punha diante de Deus a sua petição. A resposta vinha-lhe à mente; e como tivesse feito o seu pedido de acordo com as Instruções divinas e baseada na promessa de que receberia luz e verdade, tinha-a como a expressão da vontade de Deus. A fé em Deus baseava-se na evidência das cousas não vistas. Esta interpretação do Urim e Tumim harmoniza-se com o espírito de todo o ritualismo do tabernáculo. A resposta consistia em uma iluminação interna, sem nenhum sinal exterior em paralelo com as revelações dos profetas.

História da Bíblia


Desde o início dos tempos, o homem procurou-se comunicar com os seus semelhantes. Ao juntar as letras, o homem criava palavras e, ao juntar palavras, criava frases, transmitindo assim, a sua história e as suas idéias aos seus descendentes.
Depois de criarmos um alfabeto e uma linguagem precisamos acima de tudo, um suporte físico para estes.
A Suméria uma das civilizações mais antigas da humanidade o livro era um tijolo de barro cozido, com textos feitos com auxílio de objetos em formato de cunha, daí o nome cuneiforme. Esse tipo de escrita é datado em tono de 3500 anos A.C e é o primeiro registro humano de escrita.
A evolução deste registro deu-se no Egito com os rolos de papiro que poderiam chegar a vinte metros de comprimento, escritos com hieróglifos.
Com o surgimento do pergaminho, feito geralmente de pele de carneiro, tornou-se p
ossível o fabrico de livros como os que hoje conhecemos, contudo diferentes dos atuais no tamanho, pois eram enormes, e caros, já que necessitavam de várias peles.
Mais tarde, embora conhecido há muito tempo na China, o papel chega à Europa, onde os livros eram reproduzidos pelas mãos de monges copistas. A perfeição com a qual os monges copistas executavam seu trabalho alongava em vários anos a finalização de um livro.
Como eram raros e muito caros praticamente só os monges sabiam ler e eram cultos. Dedicavam-se ao ensino, junto aos mosteiros, que eram freqüentados não só por aqueles que viriam a ser religiosos, mas também por alguns filhos de nobres e alguns comerciantes ricos.
É nesse cenário que entra em cena Gutenberg, sabe-se pouco sobre seus primeiros anos de vida, o ano do seu nascimento é estimado por volta de 1400. Nasceu entre 1393 e 1405, na cidade de Móguncia (Alemanha), batizado Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutemberg, mas vamos chamá-lo apenas de João Gutenberg.
Tanto o seu pai como os tios eram funcionários da Casa da Moeda do arcebispo de Móguncia, sendo provavelmente ali que tenha aprendido a arte da precisão em trabalhos de metal. Mudou-se para Estrasburgo onde permaneceu vários anos, trabalhou como joalheiro, onde dominou a arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata; por essa experiência os seus tipos eram excelentes, inclusive artisticamente.
Depois de regressar a Mogúncia, associou-se com um comerciante que o financiou para realizar a impressão da Bíblia. Para Gutenberg, o Projeto Bíblia foi à obra de sua vida. Não somente o significado deste livro, mas também a sua extensão foi considerável. A obra de dois volumes compreende 1.282 páginas com 42 linhas cada – daí provém a abreviação B-42 para a Bíblia de Gutenberg tem aproximadamente 3 milhões de caracteres. Esta impressão da Bíblia integra o Antigo e o Novo Testamento. Durante 3 anos, de 1452 até 1455, Gutenberg trabalhou com 20 colaboradores na obra.
Com cada letra composta à mão, e com cada página laboriosamente colocada na impressora, tirada, seca e depois impressa no verso, parece quase impossível que alguém tivesse coragem para começar. Do ponto de vista econômico, foram custos consideráveis, que, contudo, valeram à pena.
Dessas sobreviveram em tono de 48 cópias (avaliado em pelo menos 20 milhões de dólares a unidade), esses exemplares encontram-se em museus e uma encontra-se nas mãos de Bill Gates (co-fundador da Microsoft).
No entanto o primeiro livro a ser impresso com tipos móveis de metal não foi a Bíblia, ao contrário do que muitos pensam, mas sim uma coletânea dos ensinamentos de Buda impressa na Coréia em 1377.
As técnicas dos monges coreanos e de Gutenberg são distintas, o que leva os estudiosos a presumir que a notícia possa ter chegado à Europa no século 15, mas dificilmente influenciado Gutenberg. Enquanto os asiáticos produziam seus tipos em bronze ou cobre, os de Gutenberg eram de chumbo.
A invenção da tipografia com caracteres móveis, inicialmente foi considerada bem vinda pela Igreja Católica como uma maneira mais eficaz de vender indulgências, até então negociadas com recibos feitos a mão, chegando-se a imprimir mais de 200 mil delas.
Jamais lhe passaria pela cabeça de João Gutenberg que um livro impresso poderia abalar a fé fosse de quem fosse, ou ainda ser capaz de tirar o sossego e o emprego dos mestres do saber. Ao contrário, pensou ele, imprimir o Livro Santo era fixar as suas palavras divinas bem fundo na mente dos homens. Tratava-se de um pilar da fé, não uma remoção da estaca que sustentava a crença nos céus.
Com a invenção de Gutenberg, o monopólio da Igreja e da nobreza sobre ciência e poder encontrava-se no início de seu fim; o Humanismo ganhava terreno de forma imparável. A França revolucionária do século XVIII trataria Gutenberg como o "primeiro revolucionário e benfeitor da humanidade".
Graças a esta extraordinária invenção, foi possível imprimir uma série de livros e torná-los acessíveis a todas as pessoas, espalhando assim a cultura e o saber por todo o mundo.
Os livros dão resposta às nossas dúvidas, fazem-nos esquecer momentos, às vezes, tão difíceis! A literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.

CURIOSIDADES BÍBLICAS.


Você sabia? Sansão matou mais pessoas na sua morte do que em toda a sua vida! (Juízes 16:30).

Você sabia? Salomão compôs ao todo mil e cinco cânticos de louvor a Deus! (I Reis 4:32).

Você sabia? Noé passou 382 dias na arca com a sua família e os animais durante o dilúvio! (Gênesis 7:9-11 / 8:13-19).

Você sabia? Jubal, descendente de Caim, foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta! (Gênesis 4:21).

Você sabia? O Rei Asa morreu porque buscou mais aos médicos do que a Deus! (II Crônicas 16:12).

Você sabia? A Bíblia Sagrada já relatava a invenção de máquinas muito antes da famosa Revolução Industrial de 1789!! (II Crônicas 26:15).

Você sabia? A palavra ''Cristão'' aparece apenas três vezes na Bíblia! (Atos 11:26, Atos 26:28 e Pedro 4:16).

Você sabia? O salmista Davi, além de poeta, músico e cantor foi também o inventor de diversos instrumentos musicais! (Amós 6:5).

Você sabia? O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis de carros aparecem descritos na Bíblia, no Antigo Testamento, exatamente como nos dias de hoje! (Naum 2:4).

Você sabia? A estatura do gigante Golias vencido por Davi era de seis côvados e um palmo, o que equivale a quase três metros de altura! (I Samuel 17:4).

Você sabia? Matusalém, o homem que mais viveu, morreu com 969 anos de idade! (Gênesis 5: 25 a 27).

Você sabia? O Capítulo 19 de II Reis e o Capítulo 37 de Isaías são idênticos!

Você sabia? O primeiro aposentado que relata a Bíblia foi o Rei Joaquim (Jeremias 52: 33 e 34).

Você sabia? O primeiro milagre da multiplicação de pães foi realizado por Eliseu centenas de anos antes de Cristo! (II Reis 4:42 a 44).

Você sabia? A Bíblia Sagrada possui 1.189 Capítulos e 31.102 Versículos e aproximadamente 773.693 palavras!

Você sabia? Um grupo de rapazes morreram por terem zombado de um servo de Deus, chamando-o de careca... (II Reis 2: 23 e 24).

Você sabia? O povo de Israel chegou a ser comparado a uma vaca rebelde! (Oséias 4:16).

Um bom remédio! Você sabia que o coração alegre é um bom remédio? (Provérbios 17:22).

Você sabia? A terra só passou a produzir espinhos depois do pecado da desobediência de Adão. (Gn 3:17-18).

Você sabia? O maior nome da Bíblia Sagrada é Maersalalhasbas, que era filho de Isaías. Seu significado em Hebraico é: Rápido. (Is 8:1).

Você sabia? O dilúvio não foi apenas uma grande chuva, mas foi a primeira chuva que veio sobre a terra. (Gn 2:6 ; 7:4).

Você sabia? O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Jesus Cristo.

Quando Deus criou o homem já existia o macaco... No sexto dia ou período da criação, Deus fez os animais irracionais, inclusive o macaco, cada um "conforme a sua espécie", e depois criou uma espécie especial, o animal racional chamado homem, "sua imagem e semelhança", coroa e Rei da criação. É por isso que até hoje continua assim: homem é homem, macaco é macaco... (Gn 1: 24 e 31).

Epístola da Alegria. A carta de Paulo aos Filipenses, considerada a "Epístola da Alegria", foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Boa mira! A Bíblia conta sobre 700 homens canhotos que atiravam pedras com uma funda e acertavam num fio de cabelo sem errar. (Juizes 20:16).

Não temais! A frase “Não temais” aparece na Bíblia 366 vezes. Uma para cada dia do ano e uma sobra para o ano bissexto.

Você sabia?Até nos dias de hoje, no Oriente Médio, um lugar sagrado não deve ser pisado senão com os pés descalços?

Você sabia?Em Atos 4:13 diz que, Pedro e João, uns dos apóstolos que mais faziam milagres, eram analfabetos e totalmente incultos. Muitos se admiravam pela intrepidez dos dois e pela autoridade que exerciam, mesmo sendo iletrados.

O Profeta Isaías já sabia que a terra é redonda! A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem.

vez (I Timóteo 1-17), enquanto que "Cristão" está registrada somente em 3 ocasiões (Pedro 4:16/ Atos 11 :26/ Atos 26:28).

Já a frase "Não temais!" aparece 366 vezes ao longo da Bíblia.
Significado de algumas palavras na Biblia: A palavra "Biblia" vem do grego "Biblion", que significa simplesmente "livros".


Já a palavra "Evangelho" significa "Boa Noticia". Entretanto, os textos biblicos esta palavra adquire um outro significado, referindo-se à história de Jesus (suas obras, morte e ressurreição) (Me. 1.1).

Finalmente, a palavra "Apocalipse" vem do grego "apocalipto", que significa "tirar o véu" ou "revelação".

Relações Bíblicas Condenáveis: Na Bíblia existem citações curiosas de relacionamentos humanos. Podemos citar que Anrão, pai de Moisés casou-se com sua própria tia (Êxodo 6-20).

Lameque foi o primeiro bígamo a ser citado na Biblia, sendo Ada e Zilá o nome de suas esposas (Gênesis 4-19). Já Joquebede, mãe de Moisés, recebeu um salário para criar o próprio filho. (Êxodo 2-8,9,10).

Mulherengo a toda prova: Baraque, um dos comandantes do exército de Israel só iria à batalha se uma mulher fosse com ele (Juizes 4-4, 6, 8, 9).

O mais velho e o mais belo homem bíblicos: O homem que viveu por mais tempo na face da Terra foi, Matusalém, que morreu com 969 anos de idade! (Gênesis 5: 25-27).

Já Absalão era o nome de um homem israelita celebrado por sua beleza (11 Samuel 14-25). Dono de uma vasta cabeleira, ele cortava seus cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam (11 SamueI14-25,26).

Estatura de Golias: A estatura do gigante Golias, vencido por Davi, era de seis côvados e um palmo, o que equivale a quase três metros de altura! (I SamueI17:4).

Sobre o Rei Salomão: Deus apareceu duas vezes ao rei Salomão (I Reis 11-9). Isto fez com que ele compusesse ao todo 1005 cânticos de louvor a Deus e escrevesse 3000 provérbios! (I Reis 4:32).

Sobre o Dilúvio: Segundo a Biblia, o dilúvio não foi apenas uma grande chuva, mas foi a primeira c\1uva que veio sobre a terra. (Gn 2:6 ; 7:4). Por causa da imensa quantidade de água despejada sobre a Terra, Noé passou 382 dias na arca com a sua família e os animais durante o dilúvio.(Gênesis 7:9-11/8:13-19).

O poder da oração versus medicina tradicional: O Rei Ezequias teve sua vida aumentada por 15 anos pelo poder da oração (11 Reis 20-1, 2, 3, 4, 5, 6). Em contrapartida, dizem que o Rei Asa morreu porque buscou mais aos médicos do que a Deus.(11 Crônicas 16:12).

O primeiro aposentado: O primeiro aposentado que relata a Biblia foi o Rei Joaquim. (Jeremias 52: 33 e 34).

Nome dos Discípulos de Jesus: Os nome dos 12 discipulos de Jesus são (em ordem alfabética):
André, Bartolomeu, Filipe, João, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Simão (o Zelote), Simão Pedro, Tiago (filho de Alfeu), Tiago (filho de Zebedeu) e Tomé, (Mateus 10-2, 3,4). Pedro e João, os apóstolos que mais faziam milagres, eram incultos e totalmente analfabetos (Atos 4:13). Mesmo assim, conquistaram a admiração de muitos pela intrepidez e autoridade que exerciam, mesmo sendo iletrados.

Para todo mundo ler: Na cruz em que Jesus foi crucificado, escreveu-se "Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus", em três idiomas diferentes: Hebraico, latim e Grego (João 19-19, 20).

Sobre Maria Madalena: Maria Madalena foi a 1" pessoa para a qual Jesus apareceu após a sua ressurreição. (Marcos 16-9).

Curiosidade do Novo Testamento

• A Palavra "Senhor" é encontrada na Biblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.

A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

No Salmo 107 há 4 versiculos iguais: 8, 15, 21 e o 31.

Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.

A divisão em capitulas foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois.

A divisão em versiculos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus.

Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações biblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus.

A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.

Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da familia das línguas semiticas, caracterizada pela predominância de consoantes.

A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur.

Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos
Protestantes, Católicos Ortodoxos e parte da tradicional, Igreja Católica Russsa?

A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia (Isaías 40:22).

Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais (Amós 6:5).

O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação (Lucas 24:13:18, Joã019:25).

O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11 :26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16).

A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará (Provérbios 19: 17).

O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4).

A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2).

Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juizes 16: 19).

O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaias 8:3-4).

Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2:4; Jz 9:16,9:19; e 1Sm 21:5).

Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?

Há na Biblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.

O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.

O menor versiculo é no livro de Êxodo capiluto 20 versiculo 13.

O versiculo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.

Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.

A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Biblia.

A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.

Sobre os Livros Biblicos: O Velho Testamento foi escrito em Hebraico, enquanto que o Novo Testamento foi originalmente escrito em Grego. Nenhum dos 66 livros da Bíblia recebeu qualquer título na época em foram escritos. Os títulos vieram muitos anos depois que os mesmos já estavam circulando.

Sobre os Livros Bíblicos - 11: Os livros de Filemom, 11 João, 11I João, Judas e abadias possuem apenas 1 capitulo cada um. Já os livros das Lamentações, Jonas e Naum terminam com um ponto de interrogação. Os livros de Cantares, Ester e Salomão inexistem a palavra "Deus".

Sobre os Livros Biblicos - 111: Algumas passagem bíblicas destacam alguns problemas atuais como a conservação da natureza (Deuteronômio 20-19) e os problemas decorrentes do trânsito pesado e veloz, dos cruzamentos entre ruas e os faróis de carros (Naum 2:4). A Bíblia também relatava a invenção de máquinas muito antes da Revolução Industrial (11 Crônicas 26:15).

Vale a pena ler de novo: Os Salmos 14 e 53 são idênticos entre si, sendo a única diferença entre eles é a forma em que as palavras foram distribuídas. No Salmo 14 as palavras foram divididas em 7 versiculos, enquanto que no Salmo 53, em 6 versiculos.

Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho? R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.

Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue? R: Moisés. Êxodo 4:24,25.

Qual o sobrinho que se casou com a sua tia? R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.

Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois? Êxodo 15:23,24,25.

Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente?
Êxodo 21 :27.

Onde se lê na Biblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo? Êxodo 23-20,21.

Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar? Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23:11,12.

Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro? Balaão. Números 22:25.

A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versiculos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.

O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaias.

No livro Lamentação de Jeremias, os capitulos 1, 2 e 4 têm versiculos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras i1ustrativas e pode ser lida com o auxilio de uma lente.

A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho íninterrupto .. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

Vamos Ler a Bíblia? A Bíblia contém 31.000 versiculos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárías 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-Ia audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-Ia em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

Tradução: Você sabia que das 2.000 Iíguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C .. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século 11 d.C..

Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponiveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (critica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a lIiada de Homero, por exemplo:

É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.

Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas.

Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo? Obadias, Fílemom, 11 João, III João e Judas.

Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? Lamentações, Jonas e Naum.

Qual o menor livro da Bíblia? 11 João (possui somente 13 versículos).

Qual o maior livro da Bíblia? Salmos (possuí 150 capítulos).

Qual o menor capitulo da Bíblia? Salmo 117 (possuí 2 versículos).

Qual o maior capitulo da Bíblia? Salmo 119 (possui 176 versículos).

Qual o menor versículo da Bíblia? Já 3:2 (possui 07 letras).

Qual o maíor versículo da Bíblia? Ester 8:9 (possui 415 caracteres).

Quantas palavras a Biblia contêm aproximadamente? 773.693 palavras.

Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente? 3.566.480 letras.

Quantos capítulos e quantos versículos a Biblia possui? 1.189 capítulos e 31.102 versículos.

Qual é o versiculo que está no centro da Bíblia?

O capítulo que está no centro da Bíblia é o SALMO 118. Antes do salmo 118, há 594 capítulos e depois do salmo 118, há 594 capitulos = 1188 capítulos. exatamente o verslculo do salmo 118:8, ele diz: É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.

Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus? Ester e Cantares de Salomão.

Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas? Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19.

Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado? Jabal!. Gênesís 4:20.

Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta? Juba!. Gênesís 4:21.

Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo? Melquisedeque. Gênesis 14:18.

Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia? Sara. Gênesis 23:1.

Onde lemos na Biblia de camelos se ajoelhando? Gênesis 24:11.

Quais os nomes dos filhos de Abraão ? Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.