
Nosso país vive um momento de grande incerteza de dias melhores e com isto as pessoas tornam-se inseguras e descrentes em dias melhores. Olhando para o texto em tela vejo que somos semelhantes ao povo judeu quando estes estavam acampados próximo ao mar vermelho. Aquele povo cansado de tanto sofrimento recebe de Deus alguns sinais da Sua misericórdia: O Senhor manda 10 pragas ao Egito atingindo em cheio a faraó e seu povo, e para que o povo tivesse suas esperanças renovadas em dias melhores o Senhor lhes concede um "GREN-CARD" para que eles possuíssem uma nova terra conhecida como CANÃA e lá prosperassem e fossem felizes. E como prova da sua veracidade ele coloca dois elementos da natureza para protegê-los e não deixar dúvidas.
Diz a Palavra do Senhor que durante o dia quando a temperatura do deserto atingia a sombra 60 graus, o Senhor colocava uma grande nuvem em forma de coluna servindo como ar-condicionado central. Durante à noite quando á temperatura caía à zero-grau o Senhor colocava uma coluna de fogo junto ao povo servindo de aquecedor.
A PERSPECTIVA DO POVO - Fico imaginando a alegria no coração daquele povo indo para uma terra onde eles seriam livres, onde seus projetos e sonhos poderiam ser realizados, onde seus projetos sairiam do papel e se tornariam realidade depois de 450 anos de escravidão.
Existe um ditado popular que diz que: "tudo que é bom dura pouco" até o Vs. 9 estava indo tudo bem para aquele povo, mas ao chegar no Vs. 10 tudo começou a mudar. Diz o texto que: "e chegando faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor". Quanto tempo dura a sua estabilidade emocional ou espiritual? O mesmo povo que saiu com punhos erguidos, cheio de confiança, projetos e sonhos agora esqueceu tudo isto porque ergueram os olhos na direção dos seus inimigos.
CONSEQUENCIAS DESTE OLHAR: DESPERTARAM NELES QUATRO SINTOMAS NOCIVOS:
1- Vs. 10 - SÍNDROME DE PÂNICO. Algumas pessoas nos perguntam se é certo ou errado ter medo? Eu digo que não, na verdade é até salutar. Vamos imaginar uma pessoa que nunca teve medo; em pouco tempo ela morreria, pois não conseguiria atravessar uma rua, na verdade o medo é saudável, é um dispositivo de proteção, mas, a síndrome de pânico é um medo doentio ou patológico. Nos paralisa. Temos quea prender a transformar o medo em ousadia.
2- AMNÉSIA. Tiveram perda de memória, pois, olharam para seus inimigos e esqueceram das promessas de Deus, abandonando os seus sonhos e projetos.
3- Vs. 11 - SADISMO. "disseram a Moisés: será por não haver sepulcros no Egito, que nos tirastes de lá, para que morramos neste deserto?" Ao falarem isso para Moisés estavam sendo sádicos, pois, sabiam que os egípcios tinham fascinação por túmulos e certamente havia no Egito lugar suficiente para todos eles.
4- Vs. 12 - EXCESSO DE CONFIANÇA NA PESSOA ERRADA. O motivo que levou o povo a reclamar com Moisés pelo aparente fracasso da saída do Egito foram terem confiado mais em Moisés do que no próprio Deus. Por isso estavam transferindo toda a culpa para ele. Fizeram como um grupo de pessoas que fundam alguma coisa. No início é tudo uma maravilha, tudo é festa, tudo é glamour, porém, basta algo dar errado para que se transfiram a culpa para algum bode expiatório.
QUAL A SOLUÇÃO PARA SAIR DESSA CRISE?
1- (Sl. 121:1,2) - Pare de olhar na direção daquilo que pode afetar sua vida: espiritual ou emocional. Filosofia do cão e do gato.
2- (Jr. 17:17) - Não deposite aos homens o que pertence à Deus: a sua confiança
3- (Vs. 3; Is. 64:4) - Por mais difícil que esteja a situação. Deus munca perde o controle da situação. Ele esta trabalhando pela sua causa.
4-(Vs. 15) - Devemos ter uma vida equilibrada e sabermos quando devemos orar e quando devemos agir. Testemunho do irmão que só subia no monte para orar ao ponto da sua esposa ter ido embora com outro.
5- (Vs. 12) - Lembre-se que o passado já não existe e nada pode fazê-lo voltar atrás.
Existem pessoas que vivem se lamentando por uma oportunidade perdida, por um trauma sofrido. Para estas pessoas o passado é como um ferimento que está cicatrizando; se olhar muito para ele vai acabar mexendo, se mexer vai coçar, vai inflamar. O apóstolo Paulo nos dá um conselho sobre isso (Fp. 3:13,14). "Mas uma coisa faço: esquecendo das coisas que para trás ficam e avançando para as que adiante de mim estão, prossigo para o alvo para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
Mensagem Pregada na Congregação de Nova Betel no dia 09/01/2011
Ministério da CADJARP.