CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS. AINDA ESTA EM TEMPO.


Muitos sonhos e anseios sonhados no ano de 2010 ainda não aconteceram. Soren Kierkegaard filósofo existencialista disse certa vez que: " A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, porém, só pode ser vivida olhando-se para a frente...". Por mais que tenhamos tido decepções, infortúnios e tristezas nunca podemos perder a fé em nossos sonhos. Nossos sonhos alimentam a nossa vida, alimentam a nossa esperança e nos fazem atingir o nosso alvo e o nosso alvo é e sempre será o conhecimento pleno do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para que junto possamos sonhar os mesmos sonhos. Deus sonha os seus sonhos reais, mas não os imaginários. Deus é seu parceiro em seus sonhos e dentro da sua soberania e vontade Ele poderá fazer o impossível (Lc. 1:37), porque o possível somos nós que temos que fazer. Ele enxuga as nossas lágrimas e nos devolve a nossa esperança nos projetando para a nossa vitória. Entregue suas lágrimas ao Senhor Jesus que Ele renovará as suas forças. Entregue sua vida ao Senhor Jesus e o resto Ele fará.



Paulo escrevendo aos filipenses (Fp.3;10) disse que: "Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir o poder da sua ressurreição.


O SER HUMANO EM PRIMEIRO LUGAR.


Força em 2011



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

APRENDENDO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA


(Sl. 115:16; Ex. 3:7,8; At. 7:30-32; 35,36; Ex. 14:1-4)

EXÓRDIO:
A história de cada um contém a história de um tempo, dos grupos a que pertencem. A história nunca está pronta, nem é absoluta: O fazer histórico é um processo permanente. Seria impossível imaginar a vida sem a história. Deus te colocou na terra para ser um canal de bênção para este tempo da sua história.
Somos hodiernamente confrontados pelas grandes dificuldades de mundo. Quantas dificuldades têm se levantado contra o povo de Deus, mas, eu quero te dizer uma coisa, a Bíblia diz que: "O Senhor peleja por nós". Deus se lembra de nós 24 horas por dia (Sl. 91:7). Ele indica o caminho para a nossa vitória. Deus te colocou na terra para fazer história. Deus te colocou na terra para ser um canal de bênção para este tempo da sua história, você não está aqui só para viver, você foi colocado aqui para ter algo pelo que viver, ou seja, sua vida tem que ser produtiva para Deus. Você tem que ter uma meta e criar a sua própria história. O Senhor Jesus disse certa vez que: "Eis que vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano" (Lc. 10:19).
Paulo disse: "Não sou eu que vivo, mas, Cristo vive em mim", Paulo estava dizendo que Cristo ocupava 100% da sua vida. Ele também disse que: "Tudo posso naquele que me fortalece", porém, no contexto anterior ele mesmo diz que: passou fome, sede, foi chicoteado, sofreu injúrias; sofreu, sofreu, sofreu, mas, em tudo Cristo o fortalecia.
Estudar a vida de Moisés é conhecer a frustração e a satisfação em Deus. Como um homem instruído, criado junto ao faraó e com grandes conhecimentos, se tornou um “fujão”.
Moisés sabia que era especial, ele conhecia o sofrimento do povo hebreu que era escravizado no Egito. Ele conhecia o plano que Deus tinha para ele, mas, foi precipitado ao matar um egípcio. Sentiu a fúria do seu povo e fugiu. Moisés era um líder frustrado. Mas como este líder fujão se tornou o legislador de Israel e um homem tão usado?
Quatro pontos da vida de Moisés que fizeram a diferença na sua liderança e como elas podem nos ajudar a sermos pessoas capacitadas por Deus.

I- MOISÉS SOUBE VENCER SUAS LIMITAÇÕES.
Entre a fuga e o chamado, Moisés deveria ter cerca de 80 anos, o sentimento de culpa e de frustração deve ter acabado com toda a sua motivação que ele tinha para libertar o seu povo, mas, não acabou com o propósito de Deus com esse homem.
Mas não foi fácil houve uma verdadeira batalha para que o frustrado Moisés entendesse que ele estava sendo chamado.

Veja as argumentações dele para não ser usado por Deus.
“Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar do Egito os filho de Israel?” (Ex. 3:11).
“Deus, eu não sei explicar quem é você” (Ex. 3:13) .
“Eles não crerão, não ouvirão a minha voz” (Ex. 4:11).
“Eu não sei falar direito, nem antes de receber o chamado e nem agora” (Ex. 4:10).
“Envia outra pessoa, mas não eu!” (Ex. 4:13)

Você consegue enxergar essas desculpas? Quando somos chamados por Deus todos e mais outros questionamentos passam na nossa cabeça. E daí o que fazer? Se Moisés soubesse que aquela sarça ia pegar fogo naquela hora, naquele momento, ele não saia da cama naquele dia.

O primeiro passo para ser um líder conforme a vontade de Deus é VENCER NOSSAS LIMITAÇÕES E FRUSTRAÇÕES.
Saiba que a obra não é sua, mas, de Deus. Aprenda a colocar suas limitações e frustrações diante do trono de Deus. O resto é com Ele.

II- MOISÉS APRENDEU A SUPERAR DESAFIOS.
Líderes sem desafios não são líderes. Porque são neles que nos aperfeiçoamos, é através deles que crescemos e amadurecemos. Problemas em grupo/departamentos sempre vão existir, mas, você tem que aprender a maneira certa de encarar eles. Entenda isso como obra de satanás para te tirar da igreja, entenda isso como inveja, entenda isso como pessoas que te invejam por não conseguirem alcançar o espaço que Deus te colocou. Agradeça a Deus por ter esses percalços em sua vida ministerial, porque provavelmente o Senhor está provando a sua fé para com Ele. A obra não é sua, mas, sim dÊle
Moisés em sua primeira missão após receber o chamado de Deus, junto com Arão, foi falar com o Faraó e pedir para que libertasse o povo. Não foi uma grande experiência. Haveria desafio, além do Faraó achar a idéia absurda, ele manda com que o povo hebreu trabalhe o dobro a partir daquele momento. Mais uma experiência complicada para o currículo de Moisés. Mas ele aprendeu a confiar em Deus, depois de uma dura do Todo Poderoso.
Não podemos desistir na primeira. Deus é o mesmo e sempre será libertador e poderoso. Talvez essa tenha sido a lição mais valiosa, para encarar o maior desafio que viria pela frente.
Não existe crescimento sem trabalho em equipe. O maior presente que um líder recebe é ver em sua equipe outros líderes serem formados. Todos têm que saber que são importantes e possuem capacidade para estar dentro do corpo de Cristo
Líder comece a orar e pedir para que aquela pessoa que você esta vendo crescer dentro da mesma área que você seja vitorioso.
Lembrem-se quem entrou na terra prometida? Josué e não Moisés!

III- MOISÉS APRENDEU A TER INTIMIDADE COM DEUS.
Entramos na área que mais fez diferença na vida de Moisés. Para você que gosta de ler e estudar sobre liderança, sabe que qualquer líder em qualquer área deve: superar seus limites, enfrentar desafios e saber trabalhar em equipe.
Mas nós não somos líderes comuns! Temos intimidade com Deus. Argumento de Moisés frustrado “Deus, eu não sei explicar quem você é” (Ex. 3:13)
Veja a diferença em (Ex. 33:10-23), agora ele não queria largar o seu amigo! Líder que não possui intimidade com Deus não vai longe. Essa é a maior lição que aprendemos com esse homem.
Moisés era o canal entre Deus e o povo, era necessário uma relação de intimidade para que tudo acontecesse, como um amigo confia no outro.
Se você sente que está falhando nessa área, saiba que as maiores causas dos problemas no teu ministério estão aí, é hora de mudança. Está na hora dos filhos de Deus resplandecerem a glória da presença de Deus.

Temos que ver Deus em nossa pessoa. Só assim verão que não só seus talentos e sua inteligência que fazem a obra, e que por mais limitado que você seja há alguém muito maior que você do seu lado, segurando a sua mão e dizendo que está contigo.

Mensagem pregada no dia 17/12 na congregação da
A.D. Nova Filafelfia - Piabetá/Magé - Ministério da CADJARP

Nenhum comentário:

Postar um comentário