CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS. AINDA ESTA EM TEMPO.


Muitos sonhos e anseios sonhados no ano de 2010 ainda não aconteceram. Soren Kierkegaard filósofo existencialista disse certa vez que: " A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, porém, só pode ser vivida olhando-se para a frente...". Por mais que tenhamos tido decepções, infortúnios e tristezas nunca podemos perder a fé em nossos sonhos. Nossos sonhos alimentam a nossa vida, alimentam a nossa esperança e nos fazem atingir o nosso alvo e o nosso alvo é e sempre será o conhecimento pleno do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para que junto possamos sonhar os mesmos sonhos. Deus sonha os seus sonhos reais, mas não os imaginários. Deus é seu parceiro em seus sonhos e dentro da sua soberania e vontade Ele poderá fazer o impossível (Lc. 1:37), porque o possível somos nós que temos que fazer. Ele enxuga as nossas lágrimas e nos devolve a nossa esperança nos projetando para a nossa vitória. Entregue suas lágrimas ao Senhor Jesus que Ele renovará as suas forças. Entregue sua vida ao Senhor Jesus e o resto Ele fará.



Paulo escrevendo aos filipenses (Fp.3;10) disse que: "Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir o poder da sua ressurreição.


O SER HUMANO EM PRIMEIRO LUGAR.


Força em 2011



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Esquerda ou Direita, Qual a Diferença?



O filósofo italiano Norberto Boblio define esquerda e direita, escolhendo como parâmetro a questão da igualdade. Para ele a direita daria prioridade à liberdade enquanto, que a esquerda poria mais ênfase no combate à desigualdade social.
Na Grécia antiga o Estado democrático era à direita, mas Sócrates partícipe desse Estado democrático, se lança com um discurso de democracia plena ou seja, igualdade entre todos os povos, se contrapondo a idéia de uma democracia de minoria. Sócrates passou a ser visto pelos seus pares de esquerda, dentro de um regime no qual fazia parte.
O século XX começava com o nascimento da física quântica, diferente do que se acreditava, os átomos não irradiavam energia de um modo contínuo e suave, mas em pequenos rompantes sendo assim, a física passaria a ser estuda através do microscópico (átomos e suas partículas), foi aberta a passagem para o mundo atômico; o nascimento da genética moderna (clonagem); teve início a curta era dos Zeppelins; descoberta dos grupos sanguíneos, até então as transfusões eram questões de sorte e, a escolha do sangue era aleatória; Santos Dumont sobrevoava Paris; Marconi transmitia através do oceano, usando seu sistema de telégrafo sem fio; o carvão ainda reinava absoluto como matéria prima nas indústrias e nos transportes como geração de energia, quando em 1901 um inglês obteve concessão para explorar petróleo na Pérsia (Irã) no oriente médio, ainda hoje, o eldorado do ouro negro onde, em pleno século XXI ainda se mata e se dizima populações inteiras e, Criam-se factóides para declarar guerra a países pela obtenção do monopólio dessa matéria prima para geração de energia; Freud virava o nosso mundo de cabeça para baixo. “O segredo do sucesso de qualquer idéia nova e radical está em suas conexões com o passado." Foi por isso que Freud começou sua viajem pesquisando seus predecessores e, reconhecendo aqueles que antes dele tiveram lampejos sobre o inconsciente, a pulsão sexual e o principio do prazer. "Nossos desejos surgem na infância e a infância tanto quanto a fase adulta, é dominada pela pulsão sexual," escreveria Freud em seus livros. Assim como Darwin, Freud nos obriga a reconhecer que somos parte do mundo animal, Darwin relacionou os homens aos macacos e Freud vinculou todas as soberbas realizações da cultura e da imaginação às leis da natureza.
Ainda no início do século XX, começava as grandes transformações para as sociedades, levadas pelos ideais iluministas iam se modernizando e criando saídas para as suas necessidades mais prementes, mas no mundo todo ainda se tinha vestígios do absolutismo e algumas sociedades daquele tempo ainda estavam conquistando a sua independência.
Crescia no mundo uma distinção bem acentuada entre o regime Comunista (sistema político e econômico dos alemães Kal Marx e Friedrich Engels, baseado na propriedade coletiva), que seria em tese uma evolução do regime socialista (doutrinas que se propunham a promover o bem comum pela transformação da sociedade e das relações entre as classes sociais, mediante a alteração do regime de propriedade) e o capitalista (sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro empregando trabalho assalariado e baseado no sistema de preço). O mundo se dividia entre comunistas e capitalistas e, essas diferenças estavam bem acentuadas. Enquanto um regime formatava os Estados totalitários e ditatoriais, entregando o Estado na mão de partidos políticos no outro, crescia a diferença entre pobres e ricos, aumentando a desigualdade social.
Apanhando a Rússia como parâmetro, quando foi feita a sua revolução, este país vivia num regime capitalista e tentava substituí-lo por um outro modo de produzir riquezas: O socialismo. Com a revolução se estabeleceria um governo onde os trabalhadores teriam participação, tornando-se uma sociedade justa e igualitária, isso era o que o povo teria que saber, para levar a contento a revolução feita para as minorias.
Com a transição para o comunismo, tivemos duas visões distintas desse regime: o de Lênin que embora tivesse tido seus problemas pós-guerra entre eles, a fome e a contra-reforma, conseguiu dar a Rússia uma grande reforma social (fez sua reforma agrária, entregou a produção aos operários e outras) e, o de Stálin que governava com mão de ferro. Sua ligação com Marx e o seu materialismo, o seu ateísmo (apregoava que Deus era inimigo da sociedade, ligava Deus ao capitalismo que oprimia a massa trabalhadora), levou a Rússia de volta ao comunismo-despótico e transformou-a no país mais temido e fechado do mundo. Para ele não interessava as sociedades, as classes e a propriedade coletiva. O Estado (mais precisamente o partido) tinha que ser absoluto, desde que ele estivesse no poder.
Poderíamos ter escolhido vários movimentos sociais no mundo todo como parâmetro de luta para uma sociedade igualitária e de justiça social no decorrer do século XX: Revolução portuguesa em 1910; revolução mexicana em 1913; independência da Índia feita por Ghandi e outras, inclusive aqui no Brasil. Todos esses movimentos mudaram a história de seus países, todos contém um acervo muito grande de movimentos sociais.
Escolhemos o movimento russo por acharmos que ali estão inseridos todas os movimentos que serviriam como estudo para chegarmos a sociedade que todos sonhamos. É o futuro aprendendo com o passado.
"O tempo futuro e o tempo passado, estão ambos talvez presente no tempo futuro. E o tempo futuro contido no tempo passado. (T.S.Eliot)
A revolução francesa nos trouxe a baila, a primeira revolução social da história e, ao desencadear o processo revolucionário com o intuito de se apossar do poder político que estava nas mãos da nobreza, a burguesia contava com o apoio de grande parte da população francesa, porém, era gritante a diferença entre essas camadas sociais. Os burgueses franceses aceitavam lutar lado a lado com o povo contra a nobreza e o clero, mas não tinham a menor intenção de com eles dividir o poder. A revolução francesa entre outras coisas, dizia que o feudalismo estava morto e que o capitalismo seria o novo modo de produzir riquezas, ou seja, a burguesia passaria a ditar as regras.
A revolução industrial feita na Inglaterra industrializou o mundo, as fábricas cresceram e se desenvolveram, saíram de uma economia de manufaturas para um escala industrial, outrossim, os trabalhadores passaram a ser assalariados, ou seja, pagos pelos serviços prestados, porém, a massa assalariada (trabalhadores das fábricas) foi oprimida para que o lucro, essência do regime capitalista fosse difundido. Podemos dizer que a revolução industrial foi início das distorções sociais entre as elites e os povos.
Vejam que na essência das definições, essas revoluções sociais seriam grandes avanços para as sociedades naquele início de século que vinha de um período de total absolutismo em que a maioria das terras estavam em poder do Estado monárquico ou das elites dominantes. Modernizados em suas doutrinas e acrescentando a nossa realidade de hoje o mundo estaria bem melhor no que concerne a massa oprimida.
Ao fazermos uma exegese desse sistema de governo, veremos que em tese o comunismo é um aprimoramento do socialismo, uma evolução; o socialismo acabava com as diferenças entre classes e dava aos menos favorecidos o direito de ser dono de propriedades ou seja, era um distribuidor de renda e de trabalho, o comunismo, veio para referendar ainda mais essas propostas.
Mas se contrapondo a essas doutrinas principalmente a de Stálin, as atribuições saiam do Estado e iam para o partido, as propriedades coletivas na verdade eram administradas pelo partido e não pelos camponeses, foram tiradas as liberdades de expressão menos àquelas que passassem pelo crivo do partido, havia efetivamente os que se iludiam com a ditadura do proletariado, com o governo direto das massas, com a abolição da hierarquia nas funções de governo, tudo isso foi feito para mascarar o predomínio de um grupo, de um partido, de um chefe de um ditador. Na forma como foi colocado, o socialismo-comunista passou a não se interessar pelas pessoas, mas sim, pelos números. Tudo pelo Estado, mesmo que tivéssemos que derrubar instituições como: Igreja, sociedade e a família. Na verdade o Estado existi para o homem e não o homem para o Estado. A missão do Estado é asseverar a soberania do país e a igualdade dos seus habitantes.
Amados irmãos, essas revoluções que foram feitas trouxeram grandes mudanças nas sociedades e no mundo, porém, foram feitas pelas elites dominantes portanto, os trabalhadores e a sociedades civis foram meros participantes.
No mundo contemporâneo ser esquerda, é se opor a política beligerante e econômica dos E.U.A . No Brasil, é defender os direitos sociais e distribuição de renda. Nos países islâmicos é ser contrário ao domínio americano e aos dogmas dos movimentos religiosos autoritários não obstante, o islamismo ter a paz e o amor como ensinamentos. Os grupos extremistas e fundamentalistas irraizados dentro dos partidos políticos, acabam com os direitos de liberdade e o Estado através da religião oprime o povo. Toda forma de religiosidade fundamentalista leva a sociedade a regimes autoritários.
Entendo que uma proposta verdadeiramente de esquerda ao regime capitalista, não pode fugir ao óbvio. Senão vejamos: Um Estado verdadeiramente democrático com distribuição de renda; um controle sobre a fuga de capital para fora do país; uma melhor humanização do ser humano; onde este seja visto como fator preponderante para o bem estar da raça humana; investimentos em qualidade de vida e inclusão social; geração de renda; educação de qualidade e saúde preventiva.
Na época de Jesus, os príncipes, escribas e doutores da Lei procuravam uma maneira de prender Jesus, pois, era considerado de esquerda na verdadeira acepção da palavra. Ele veio com uma nova concepção de ensino em que modificava a Lei oral dos judeus, curava aos sábados, se apresentava como messias, não se preocupava com a aparência externa das pessoas. À direita, porém, querendo apanhar Jesus e derrubar os seus novos conceitos de amor e de misericórdia para com os seus, indaga-lhe: "nos é lícito dar tributo a César, ou não?" (Lc.20:22), ao fazer esta indagação, Jesus está se confrontando contra o Estado, que oprimia naquela época o povo judeu, com altas cobranças de impostos que levava os judeus ao levante contra os romanos.
"Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que ele tem?" Responderam: "De César". Disse-lhe então: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Lc. 20:25,25).
O texto em tela, em nenhum momento está querendo dizer que precisamos agir passivamente frente às agruras e opressões impostas por governos opressores. Assim como no Brasil do século XXI, em que somos taxados ao bel prazer pelos nossos governantes, fazendo sangrar cada vez mais os trabalhadores, para pagarem aos banqueiros internacionais uma dívida externa que já está chegando a casa dos três bilhões de reais.
Jesus a bem da verdade, diz aos seus inquisitores, o denário é de César, pois foi cunhado por ele, porém, a terra é de Deus e por conseqüinte do povo portanto, é injusto pagar os altos impostos cobrados por César. Fazer um elo de ligação entre o texto e, os compromissos de cada cidadão com os poderes opressores constituídos é, uma forma de submeter-nos a uma submissão política passiva.
Paulo em (Ro.13:1) diz que: "Toda Alma esteja sujeita às autoridades dos superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus".
Esse texto foi usado durante anos como forma de opressão, principalmente pelos regimes autoritários, para Paulo as autoridades só estariam de acordo com Deus se verdadeiramente estivessem de acordo com a Constituição do País, para Paulo a Lei ou constituição é superior à autoridade humana e, enquanto ele estivesse seguindo essa constituição ele estaria sob essa autoridade divina. Se pegarmos por exemplo, o preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil, veremos a frase promulgamos, sob a proteção de Deus, a sequinte ...
Jesus sofreu o esteriótipo de esquerda, mas para Ele não existia nem esquerda nem direita, Jesus é amor, misericórdia e principalmente justiça.
O ideal seria que quaisquer desses movimentos sociais e econômicos vislumbrassem em primeiro lugar o homem como fator preponderante o seu bem estar social. Aceitar passivamente as injustiças contraria às leis divinas. Ser obediente é uma coisa, subserviente é outra totalmente diferente. Jesus combateu de maneira peremptória as injustiças sociais, portanto, enquanto esse governante estiver governando dentro dos parâmetros da nossa regra de fé (Bíblia Sagrada), ele estará sob proteção divina, a partir do momento em que se desviar desses padrões, estaria fora das ações divinas e por consequinte teria que ser alijado.
A importância de termos homens de Deus representando o Sr. Jesus dentro das câmaras de votação é de vital importância para o maior legado que o Sr. Jesus deixou para os seus eleitos e escolhidos a Justiça social.
Ser direita ou esquerda é uma questão de conceito, doutrina ou escolha, o divisor de água tem que vir das fontes fidedignas divinas (Bíblia Sagrada.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário