CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS. AINDA ESTA EM TEMPO.


Muitos sonhos e anseios sonhados no ano de 2010 ainda não aconteceram. Soren Kierkegaard filósofo existencialista disse certa vez que: " A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, porém, só pode ser vivida olhando-se para a frente...". Por mais que tenhamos tido decepções, infortúnios e tristezas nunca podemos perder a fé em nossos sonhos. Nossos sonhos alimentam a nossa vida, alimentam a nossa esperança e nos fazem atingir o nosso alvo e o nosso alvo é e sempre será o conhecimento pleno do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para que junto possamos sonhar os mesmos sonhos. Deus sonha os seus sonhos reais, mas não os imaginários. Deus é seu parceiro em seus sonhos e dentro da sua soberania e vontade Ele poderá fazer o impossível (Lc. 1:37), porque o possível somos nós que temos que fazer. Ele enxuga as nossas lágrimas e nos devolve a nossa esperança nos projetando para a nossa vitória. Entregue suas lágrimas ao Senhor Jesus que Ele renovará as suas forças. Entregue sua vida ao Senhor Jesus e o resto Ele fará.



Paulo escrevendo aos filipenses (Fp.3;10) disse que: "Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir o poder da sua ressurreição.


O SER HUMANO EM PRIMEIRO LUGAR.


Força em 2011



sábado, 16 de janeiro de 2010

A Mente de Cristo

Desde que o mundo se tornou socialmente habitado passando das sociedades sem classes para as sociedades com classes, que a injustiça social se enraizou nas sociedades. O mundo se dividiu em duas sociedades diametralmente opostas: de um lado os excluídos; do outro os incluídos; de um lado os oprimidos; do outro os opressores. Essa vem sendo ao longo dos anos a nossa realidade não obstante termos conquistado a tão decantada democracia. Assim como na Grécia antiga (que foi o berço da democracia) não conquistamos a democracia plenamente, isso só ocorrerá no dia em que houver uma grande mudança na sociedade em todos os níveis e a justiça social for alcançada. O passado é o grande provedor de conhecimento para uma sociedade em equilíbrio, é com o passado que vamos alcançar a evolução das sociedades futuras, foi assim antes e será assim nos séculos vindouros. Temos que aprender com o passado para não errarmos no futuro.

Deus em lSm.8:10-18 admoesta o povo hebreu das conseqüências que envolveriam as mudanças do regime teocrático para o regime monárquico. Desde épocas memoriais, as injustiças sociais começaram a ganhar forma e em nome de Deus foram cometidas as maiores atrocidades contra a raça humana. O absolutismo, clímax desta distorção do poder trouxe um momento negro para a história, mas, serviu também para fomentar levantes políticos, culturais e sociais como: a renascença e o iluminismo. Através de pensadores e filósofos resolutos formados a partir do séc. XV engajados dentro desses movimentos, o absolutismo começou a declinar e novas correntes começaram a surgir e ditar as regras dos movimentos sociais no mundo, principalmente através da cultura. O renascimento foi o embrião, o início, o precursor desses movimentos fortalecidos e inseridos dentro da sociedade principalmente na classe média e alta. Com o crescimento da mentalidade social contra a opressão, pôde-se ir a ação, nasce então o iluminismo, continuação dessa ação contra o absolutismo que imperava no mundo; já dizia Willian Shakespeare, dramaturgo e escritor inglês: “Pensar apenas ou desejar somente, nunca levou ninguém a lugar nenhum. É necessário também ação”.

A Bíblia, dependendo da interpretação do interlocutor tanto serve para libertar como para oprimir, sendo assim, temos que nos responsabilizar pela religião que estamos praticando, pois, “O verbo se fez carne” (Jo.1:1) e com isso, nasceu o sol da justiça (Ml.4:2).
A justiça social e o amor ao próximo transcritos nas bem- aventuranças (Lc.6:20-22) e o sentimento de humilhação e negação de Cristo (Fp.2:5-8), já que "mesmo sendo Ele o filho de Deus e em sua forma terrena ser considerado Deus, negou-se a ser comparado a Ele", tem que permear as sociedades daqui para a frente, essa é a essência da “mente de Cristo,” nosso intercessor e nosso Salvador, paradigma do amor, da graça e principalmente da justiça. Ao ser perguntado pelo escriba qual seria o maior de todos os mandamentos (Mc.12:28-31), Jesus nos mostra a sua preocupação com o ser humano. O maior desafio do homem contemporâneo é a convivência e a procura das soluções para os graves problemas sociais da maioria da população mundial disseminado pelo capitalismo selvagem onde os meios de produção geradores de lucros são mais importantes do que a auto-estima do ser humano. Não podemos tratar as maiorias espoliadas como se fossem as minorias privilegiadas. A base da pirâmide demográfica é do primeiro grupo. A constituição da nação contempla a solução para algumas dessas desigualdades, mais ainda estamos longe dessa tão sonhada igualdade social, Sêneca, filósofo latino dizia: “Não creias que alguém possa tornar-se feliz com a infelicidade do outro”.

Termino me reportando a uma frase em latim que vem de encontro a tudo isso que estamos falando “NEMO JUS IGNORARE CENSETM” (A ninguém é lícito alegar ignorância da lei), ou seja, a ninguém é permitido ignorar a Lei. A Lei é dura, mas, é a lei (DURA LEX, SED LEX), principalmente para aqueles que não sabem os seus direitos, e não se interessam em saber, e por isso, são apenados pela própria Lei (Constituição do Brasil). A Bíblia nos admoesta sobre isso “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Os. 3:6 a).
Somente viver não basta, temos que ter algo pelo que viver.

Que Deus possa abençoar rica e abundantemente a vida de cada um de vocês.

Evangelista Marco Antonio
Membro da Catedral da Assembleia de Deus em Jardim Primavera Lider de Mocidade & Adolescente

Um comentário: